Emendas parlamentares auxiliaram no cuidado de idosos do Lar São Vicente
Conforme prestação de contas, o montante foi utilizado para compra de fraldas geriátricas e demais itens de higiene, bem como em equipamentos e utensílios de cozinha, visando a segurança alimentar e nutricional dos pacientes. Ao todo, foram mais de 4 mil absorventes e quase 6 mil fraldas, além de seringas, estetoscópios e aparelhos de pressão. Fonseca agradeceu a possibilidade de registrar a transparência da gestão, fator que consideram fundamental para ampliar a credibilidade junto à população.
Segundo o gestor, o investimento mensal com cada morador é de cerca de R$ 3,6 mil. “O que um vô destina da sua aposentadoria não chega a um terço do que o lar hoje necessita para manter ele durante um mês. Ele deixa somente o salário que recebe e muito é só um salário-mínimo, quando ganham”, informou ele, alegando que a administração precisa todos os meses “correr atrás” de R$ 100 mil para que o lar mantenha as portas abertas. “Mas onde a gente pede, a comunidade nos auxilia. Por isso, temos que ser transparentes com tudo o que recebemos.” Ele explicou ainda que toda a diretoria atua de forma voluntária, mas com a satisfação de acolher aqueles, muitas vezes com mais qualidade que teriam em casa, que estão na reta final de suas vidas.
O presidente da instituição agradeceu também ao Legislativo pelo apoio quando da retenção do recurso, pela prefeitura, do Fundo Municipal do Idoso. “Quero agradecer a todos que nos ajudaram a reverter essa situação. Todo o dinheiro, também os juros e correção monetária, voltou pro fundo. Então, voltou tudo à normalidade.” Também citou o projeto Movimentando o Lar, realizado com auxílio de Gustavo Finck.
Leia mais: - Câmara debate esvaziamento do Fundo do Idoso em Novo Hamburgo
Finck questionou sobre o processo de seleção para o ingresso de novos idosos no lar. Leonício explicou que representantes da instituição vão até a casa para verificar a real necessidade e o estado de saúde do candidato. Disse também que há uma lista de espera para receber atendimento.
Por fim, Leonício Fonseca divulgou a famosa feijoada do Lar São Vicente, que será realizada no dia 15 de julho, e convidou os vereadores a participarem da festa junina na próxima sexta, 23. Doações podem ser realizadas pelo site www.larsaovicente.com.br.
Lar São Vicente de Paula
Em 16 de outubro de 1989, um grupo de pessoas vinculadas a diferentes segmentos da sociedade hamburguense fundou a Instituição de Amparo e Assistência ao Idoso. O objetivo era preencher uma lacuna na assistência à terceira idade. Dois anos mais tarde, a entidade deu início à construção de um prédio de 1.880 metros quadrados, em terreno cedido em comodato pela Prefeitura. Já com o nome de Lar São Vicente de Paula, a instituição recebeu o ingresso dos primeiros idosos no dia 30 de julho de 1994.
Instalado em área arborizada no bairro Primavera, o imóvel conta com 15 dormitórios, amplo espaço de lazer, refeitório, cozinha, despensa, lavanderia industrial, salas de televisão, salão de eventos, enfermaria, consultório médico e ambiente fisioterápico. Gerido por uma diretoria voluntária, o Lar São Vicente de Paula conta com 31 funcionários, oferecendo serviços médicos, psicológicos, nutricionais, recreacionais e de enfermagem, além de diversos parceiros.