Em reunião com vereadores, prefeito compromete-se a atender demandas de servidores e comunidade na reforma administrativa

por Daniele Silva última modificação 08/01/2025 19h08
08/01/2025 – Em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 07, vereadores apresentaram uma série de alterações ao PL 57/2024, que trata da reestruturação administrativa do Poder Executivo. O encontro, ocorrido no 9º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, teve a presença de 12 dos 14 parlamentares e marcou o aceno do Executivo em ouvir as demandas dos representantes da população. Ao escutar e acatar grande parte das sugestões parlamentares, o prefeito Gustavo Finck comprometeu-se a atender propostas encaminhadas por servidores e comunidade.
Em reunião com vereadores, prefeito compromete-se a atender demandas de servidores e comunidade na reforma administrativa

Foto: Daniele Souza/CMNH

Inicialmente o prefeito Gustavo Finck falou sobre as primeiras ações de seu governo, incluindo o início das obras do dique na Santa Afonso, cuja cota de inundação será ampliada em 60 centímetros, mesma altura do município de São Leopoldo. A intervenção será realizada com auxílio de recursos oriundos do governo federal. Garantiu também que em breve serão retomadas as ações para a duplicação na íntegra da rua Rincão, após publicação de decreto que reconhece a utilidade pública da área que faltava para a conclusão da via em Novo Hamburgo.

Sobre a reforma administrativa, avaliou que a redução trará uma economia de cerca de 20% com o enxugamento de cargos em comissão e que esse percentual pode aumentar com a ocupação de muitas dessas vagas por servidores de carreira. “Estamos colocando muitas pessoas técnicas. Agradeço também a indicação dos vereadores. São pessoas qualificadas que estão assumindo compromisso com a nova gestão. Espero que vocês, novos legisladores, possam nos ajudar. É pela cidade, para melhorar a vida das pessoas”, asseverou. Finck reforçou a aproximação com o Poder Legislativo e garantiu que todos os setores estão de portas abertas aos representantes do povo.

A apresentação foi realizada pela secretária de Administração Andrea Schneider Pascoal, que repassou a estrutura de cada secretaria já com algumas alterações propostas por servidores e pelos próprios vereadores. Depois, cada um dos parlamentares falou sobre as mudanças no texto e fez suas sugestões. A reunião teve a participação ainda do procurador-geral do Município, Vanir de Mattos, o procurador Bruno Brinker, o diretor-geral da Câmara, Júlio Cezar Garcia Júnior, diretor-administrativo, Flávio Luís Teixeira, procurador-geral, Deiwid Amaral da Luz, e o servidor responsável pelo Apoio Legislativo, Artêmio Friedrich. Os servidores lembraram a necessidade de digitalizar todo o processo entre os poderes, garantindo que esta é uma demanda antiga não realizada ainda pelo Executivo.

Grande parte das solicitações dos vereadores foram acatadas por Finck, marcando a ideia de construção coletiva do projeto. Dentre as propostas, maior autonomia e estrutura para as subsecretarias; retorno de setores prioritários na Saúde e inclusão de setoriais essenciais à Cultura.

As alterações foram encaminhadas para votação, em sessões extraordinárias, por meio de mensagem retificativa. Como algumas delas não foram contempladas no texto enviado na tarde desta quarta-feira, 8, representantes do Executivo comprometeram-se a mandar nova retificação antes da apreciação em segundo turno, marcada para esta quinta-feira, 9 de janeiro.