Domingo por Elas levará informações e serviços ao Kephas no próximo dia 15

por Maíra Kiefer última modificação 12/05/2022 18h21
10/05//2022 – Para interromper o ciclo de violência doméstica, é necessário bem mais que coragem. Informações detalhadas sobre a rede de apoio e as possibilidades legais de proteção e cuidado são indispensáveis para as mulheres conseguirem dar o primeiro passo. Neste domingo, 15, as moradoras do bairro Diehl terão acesso a essas orientações e a outros serviços. A 4ª edição do projeto Domingo por Elas ocorrerá na Base de Ação Comunitária Integrada Kephas (BACI), localizada na rua Arthur Momberger, nº 1072, das 14h às 17h. Durante o evento, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher e pela Rede Integrada Laço Lilás, serão proporcionados atendimentos gratuitos voltados à comunidade.

Dentre as atividades previstas, destacam-se a distribuição de senhas para agendamento de documento de identidade para as mulheres e informações com a AME - agência municipal de emprego. A atividade no Kephas terá ainda a presença da diretora de Políticas Públicas para as Mulheres do Rio Grande do Sul, Bianca Feijó, para promover a integração das entidades e órgãos que auxiliam as vítimas e a população.

A procuradora especial da mulher, vereadora Tita (PSDB), ressaltou a importância de alcançar mulheres dos mais diversos locais da cidade e de envolver toda a família na luta pelos direitos femininos. A primeira edição do evento ocorreu no bairro Boa Saúde, em 2019, e as duas subsequentes foram realizadas no Santo Afonso. 

Laço Lilás

Criada em 2017, a Rede Integrada Laço Lilás reúne entidades voltadas para o atendimento a vítimas de violência de gênero. O grupo tem como meta fazer Novo Hamburgo recuar na lista de líderes de ocorrências no Estado. Com encontros promovidos na sede do Legislativo e organizados pela Procuradoria Especial da Mulher, a rede é composta pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Brigada Militar, Patrulha Maria da Penha, Centro de Referência e Atendimento Creas/Viva Mulher, Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim) e Laços de Vida, ambos da Feevale, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher (Comdim) e dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI), Comissões da Mulher e da Criança e Adolescente da OAB/NH, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e coletivos femininos.