Distribuição de absorventes poderá ser ampliada para escolas estaduais

por Daniele Silva última modificação 15/06/2021 00h05
14/06/2021 – Aprovado por unanimidade na Câmara hamburguense, na semana passada, o projeto de lei que prevê o fornecimento gratuito de absorventes nas escolas municipais poderá se tornar política pública estadual. Com esse objetivo, o presidente Raizer Ferreira (PSDB) participou de uma série de agendas em Porto Alegre na tarde desta segunda, 14, para levar a proposta de sua autoria aos poderes Legislativo e Executivo do Estado.
Distribuição de absorventes poderá ser ampliada para escolas estaduais

Foto: Daniele Souza/CMNH

No primeiro encontro, o vereador foi recebido pelo secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior e pelo chefe de gabinete Jonatan Brönstrup. Lemos Júnior destacou o impacto social do projeto, especialmente neste momento de pandemia em que muitas família mal têm recursos para comprar comida.

Na Assembleia Legislativa, Raizer apresentou a proposta ao presidente do Parlamento estadual, Gabriel Souza (MDB). Estiveram presentes também o deputado federal Lucas Redecker (PSDB) e o assessor especial do governador Catarina Paladini. Raizer apontou dados referentes à pobreza menstrual em Novo Hamburgo e salientou a importância da política pública ser extensiva às escolas estaduais, uma vez que o Município atende apenas o ensino fundamental. Souza citou o PL que já tramita na Assembleia, de autoria da deputada Luciana Genro (PSOL), que institui e define diretrizes para a Política Pública “Menstruação Sem Tabu” de Conscientização sobre a Menstruação e a Universalização do Acesso a Absorventes Higiênicos. Mas lembrou que a indicação como uma iniciativa de Estado, com a participação também da procuradoria especial da Mulher, representada pela deputada Franciane Bayer (PSB), pode acelerar a adoção da política pública.

Leia mais:

- Novo Hamburgo aprova absorventes gratuitos para estudantes de escolas municipais

Por fim, o presidente do Legislativo hamburguense entregou os documentos referentes ao PL dos absorventes ao governador Eduardo Leite, ao qual falou sobre a repercussão do projeto em diversas cidades do Estado e ressaltou a necessidade de se ampliar o programa para que meninas de baixa renda que estudam na rede estadual também possam ser beneficiadas com os itens de higiene.