Escola do Legislativo apresenta Projeto Vereador Mirim em evento nacional realizado em Brasília
A Abel também fomentou uma premiação aos melhores projetos inscritos nas categorias Educação Legislativa (formação e qualificação de servidores públicos), Inovação (portal, novas tecnologias, métodos de aprendizagem, EAD e projetos inovadores para a educação legislativa), Comunidade (projetos educacionais voltados ao público externo) e Publicação (publicações acadêmicas, revistas e materiais sobre educação legislativa). Neste ano, a associação recebeu a inscrição de 54 projetos de todas as regiões do Brasil, mais do que o dobro em relação a 2023. A Escola do Legislativo Sergio Luis Hanich inscreveu o Projeto Vereador Mirim na categoria e concorreu com outras 23 instituições. O prêmio foi arrebatado pela Escola do Distrito Federal (Elegis), com o programa A Câmara Legislativa Vai à Escola.
Saiba mais sobre o Projeto Vereador Mirim.
Diretora da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo, Maria Carolina relatou o aprendizado que trouxe após os dias do evento. Ela também teve a oportunidade de conhecer os gabinetes dos senadores gaúchos, assistir a uma audiência pública conjunta das comissões de Educação e de Meio Ambiente sobre os 25 anos da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/1999), além de visitar algumas instalações do Congresso Nacional, como as salas das comissões da Câmara dos Deputados e o plenário do Senado Federal. “Pude conhecer as instalações do Interlegis e participei de uma reunião para a apresentação dos produtos e serviços ofertados pelo programa, muitos dos quais são utilizados aqui pelo Legislativo hamburguense, como o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL)”, contou a servidora.
Ela destacou ainda as atividades realizadas no Centro de Formação da Câmara dos Deputados, onde pôde conhecer a estrutura do centro educacional, em especial o Plenarinho, programa de educação para a democracia da Câmara dos Deputados voltado a crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, pais e professores. Ele está disponível no portal www.plenarinho.leg.br e inclui as ações Câmara Mirim e Eleitor Mirim, bem como a produção e armazenamento de publicações em formato eletrônico. “Usando uma linguagem acessível e lúdica, o Portal Plenarinho informa sobre o Poder Legislativo – elaboração de leis e atuação parlamentar –, política, democracia e organização do Estado. Outros temas sociais e educativos relacionados ao cotidiano infantil também são abordados, como saúde, meio ambiente, educação e lazer”, relatou Maria Carolina.
A abertura do 39º Encontro da Abel foi realizada no auditório Antônio Carlos Magalhães do Senado Federal e contou com palestra sobre equidade de gênero conduzida pela servidora Stela Maria Vaz, diretora do Comitê de Igualdade da instituição. No decorrer do seminário, temas como Uma Escola para o Legislativo, Educação Legislativa e Escolas do Legislativo em Rede e a Longo Prazo foram amplamente abordados em mesas-redondas.
Entenda melhor as atividades realizadas pela Escola do Legislativo.