Diplomada IV Legislatura de vereadores mirins do Legislativo hamburguense

por Tatiane Souza última modificação 21/08/2023 16h06
16/08/2023 – Vinte jovens parlamentares, entre titulares e suplentes, da IV Legislatura do Projeto Vereador Mirim foram diplomados pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul em solenidade realizada no início da sessão plenária desta quarta-feira, 16. A iniciativa cumpre o Requerimento nº 1.326/2023, de autoria da Mesa Diretora da Casa. Autoridades dos Três Poderes, comunidade escolar e familiares prestigiaram o momento. A presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS), Vanderlei Teresinha Kubiak, destacou que a democracia é um dos valores mais importantes de uma sociedade organizada. “Ela se constrói dia a dia, não somente em dia de eleição e principalmente dentro de cada um de nós. Isso deve ser valorizado desde a infância”, apontou a desembargadora.
Diplomada IV Legislatura de vereadores mirins do Legislativo hamburguense

Fotos: Daniele Souza/CMNH e Moris Musskopf/CMNH

 A última edição do Projeto Vereador Mirim foi realizada em 2019, devido a pandemia da Covid-19. Presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Fernando Lourenço saudou a continuidade do projeto e atuação firme e viabilizadora da diretora da Escola do Legislativo Sergio Luis Hanich, Maria Carolina Seitenfus Hagen, servidora responsável pelo braço educacional dentro da instituição. O vereador também destacou a parceria com o TRE/RS, que proporcionou que as eleições nas setes escolas, das redes municipal, estadual e privada de ensino – participantes da ação em 2023 fossem realizadas como no pleito brasileiro: com a utilização de urnas eletrônicas. “Este projeto é de extrema relevância para esta Casa Legislativa por contribuir para a formação cidadã e incentivar a participação política de crianças e jovens”, salientou. 

Fernandinho lembrou, ainda, a parceria com Secretaria Municipal de Educação, com a 2° Coordenadoria Regional de Educação do Estado e com a Universidade Feevale. “É com imensa alegria que recebemos os 20 vereadores mirins de 2023. Eleitos por suas comunidades escolares, serão diplomados e, a partir de agora, terão a responsabilidade de representar e propor melhorias não só para as suas escolas, mas para o seu bairro e para a nossa cidade”, disse. 

A presidente do TRE/RS falou diretamente aos jovens eleitos. “Vocês passaram por um processo eletivo e foram escolhidos vereadores mirins. Aqui na Casa, aprenderão como se fazem as leis e como podem contribuir para a melhoria de vida daqueles que convivem com vocês. Este é o trabalho das instituições, seja o Poder Executivo, o Legislativo ou o Judiciário, garantir os direitos dos cidadãos."

Segundo a desembargadora, é fundamental aprender a conviver com aqueles que são diferentes. Ela afirma que não existe democracia consolidada se não for vivenciada no cotidiano. “Como convivemos com aqueles que são diferentes de nós, pensam diferente de nós, uma raça diferente, uma cor diferente da minha, um gênero, um sexo, uma condição social diferente? Isso é democracia. E esse é foco do TRE/RS. Precisamos refletir como comunidade que tipo de democracia queremos e se realmente ela está internalizada em nós”, aconselhou Vanderlei Teresinha Kubiak. 

A coordenadora do Ensino Fundamental da Smed, Elis Regina dos Santos Mello, enfatizou a satisfação em perceber o engajamento dos professores e estudantes neste projeto que, conforme ela, dá luz à cidadania e democracia. “Vocês viveram um processo intenso e superaram medos e inseguranças até chegar aqui. Para essa diplomação, muitos momentos proporcionaram conhecimentos e vivências compartilhadas entre vocês. Discutiram temáticas importantes e urgentes, como a propagação de fake news, o sistema eleitoral brasileiro e a participação das mulheres na política. Estar na casa do povo é algo novo e entender as atribuições do Legislativo é essencial para os próximos passos. Foi linda a participação de todas as escolas, a empolgação com o voto eletrônico e a alegria dos eleitos. Agora uma nova fase se inicia, com novos desafios. Essa experiência tornará vocês mais fortes, éticos e comprometidos com a cidade e a sociedade. Estamos formando líderes”, afirmou Elis. 

Entrega do Título de Vereador Mirim 2023 

O ato de compromisso dos vereadores mirins para assumir a vereança foi conduzido pelo presidente Fernando Lourenço e a entrega dos diplomas realizada pela desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, pela desembargadora Patrícia da Silveira Oliveira, da Ouvidoria de Gênero e Diversidade do TRE/RS, e pelos juízes eleitorais Juliane Pereira Lopes e Adriano Parolo. 

Gustavo Finck (PP) usou a palavra para destacar o momento especial vivido na Casa. Ele elogiou a atuação da servidora Maria Carolina Hagen e a luta do ex-presidente Cristiano Coller (PTB) e do presidente Fernando Lourenço para o retorno do Projeto Vereador Mirim pós-pandemia. “Uma grande ação de cidadania que ressalta a importância da representatividade dos vereadores para a cidade. Plantamos uma sementinha. Que vocês possam multiplicá-la nas escolas e na comunidade a função e a importância do Legislativo hamburguense”, concluiu. 

Cristiano Coller lamentou não ter ocorrido o projeto durante a sua presidência e lembrou o decreto que estendeu a proposta à rede estadual e privada de ensino em 2023. O parlamentar assinalou a homenagem feita ao colega de legislatura Sergio Luis Hanich, dando à Escola do Legislativo o seu nome. O vereador, ainda, aconselhou os jovens a aprenderem e se prepararem a lidar com o 'não' para não se frustrarem. 

Enio Brizola (PT) defendeu a importância da escola pública. “Encontrei muitas mães emocionadas por celebrar esse dia histórico, que internaliza e externaliza a democracia na nossa cidade. Desejo um mandato proveitoso e dedicado à educação”. O petista destacou a eleição de oito vereadoras mulheres na legislatura mirim, em contrapartida às duas cadeiras ocupadas atualmente na Câmara. 

Felipe Kuhn Braun (PP) declarou que o projeto é um grande processo de cidadania porque valoriza o verdadeiro ideal de servir e fazer a diferença na vida das pessoas. “Espero vê-los no futuro na frente de grandes discussões do município”, falou o parlamentar. 

Raizer Ferreira (PSDB) saudou a todos que se envolveram no processo, que é tão importante na vida dos alunos e da Casa Legislativa. "Teremos uma democracia muito mais forte, palco de grandes debates desta cidade."

Ricardo Ritter – Ica (PSDB) refletiu que a ação é propagadora da democracia em Novo Hamburgo. Ele lembrou da época em que votar não era possível e salientou a importância das urnas eletrônicas e da credibilidade que ela confere ao sistema eleitoral brasileiro. “A democracia é importante e a política, embora desgastante, é necessária. Tudo é diálogo e negociação.”

Darlan de Oliveira (PDT) lembrou que, assim como ele, os mirins também encararam um processo eleitoral. “A gente entende cada vez mais a democracia quando passamos por um momento como este que vivenciamos hoje”. Ele saudou os poderes envolvidos na ação e desejou um bom mandato aos 20 diplomados. 

Gerson Peteffi (MDB) relatou que estudou na Otávio Rosa, uma das participantes desta edição do projeto. “Vocês vão trazer, além da questão política, a questão dos bons costumes, conversas com o pai e a mãe sobre vários assuntos, como coleta do lixo e urbanidade. Esse diploma conduz a uma civilidade maior, a um caminho muito grande. Nunca deixem de estudar, o estudo é a única feição que ninguém vai te tirar e vai te encaminhar a um futuro melhor.” 

Vladi Loureço (PSDB) lembrou que fazia parte da Mesa Diretora quando o Vereador Mirim foi instituído na Câmara. “Uma grande ação de cidadania e democracia. Sucesso no mandato de vocês.” 

Inspetor Luz (MDB) destacou a convergência de esforços para que acontecesse o ato de diplomação na Câmara. Ele disse que a democracia é o único regime existente para se buscar soluções para um país e um povo. “Vocês são o futuro desde gigante Brasil e devem aprender desde cedo o caminho para buscar a solução dos problemas. Que vocês sejam um exemplo.” 

Semilda dos Santos - Tita (PSDB) disse que faltaram palavras para descrever o seu sentimento. “Crianças e adolescentes assumindo como vereadores. A política é o ato de ajudar e de fazer bem feito para aqueles que representamos. "É dessas pessoas como vocês que o Brasil precisa: que têm coragem de colocar o nome para representar uma comunidade. Continuem estudando e se aperfeiçoando." 

Lourdes Valim (Republicanos) finalizou dizendo que o projeto é um trabalho de excelência ao município, formando jovens e crianças. "Parabéns às escolas participantes, que ensinaram as crianças sobre democracia e cidadania."

O coordenador da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul Ministro Paulo Brossard (EJE), Carlos de Oliveira Cavalcante; a chefe da Seção de Programas Institucionais da EJE, Débora do Carmo Vicente; a chefe de Cartório da 76ª Zona Eleitoral, Angela Hartmann Scheneider Menezes; e a chefe de Cartório da 172ª Zona Eleitoral, Denise Ribeiro Neumann acompanharam a Diplomação da Tribuna de Honra da Câmara.

 Vereadores Mirins Diplomados

Emeb João Goulart

- Ana Luiza Sparremberger

- Dyovana da Rocha

- Eduarda Petry 

Instituto Seno Ludwig

- Guilherme Sander Alves

- Érik Cauã Andrade Correa

- Jade da Rocha Resch 

Emeb Machado De Assis

- Maria Antônia de Souza dos Santos

- Samuel Elizandro de Brito Corrêa

- Vinícius Bryan Moreira Pinheiro 

Eeef Otávio Rosa

- Vítor Werle Moeller

- Thayná dos Reis de Oliveira

- Lucas Mello de Oliveira 

Emeb Monteiro Lobato

- Lucas Rodrigues da Cunha

- Ryan Silveira da Silva

- Sarah Rosa 

Escola de Aplicação Feevale

- Piettro Almeida Storck

- Henrique Gomes dos Santos 

Emeb Martha Wartenberg

- Thomas Jason da Cruz Rodrigues

- Mateus da Silva Berft

- Alana Gabriela Severo Burgel 

Saiba mais sobre o Projeto Vereador Mirim

Assista a sessão na íntegra