Denominação de praça no bairro Primavera deverá aguardar regularização da área

por Luís Francisco Caselani última modificação 08/12/2021 21h29
08/12/2021 – No início de novembro, a Câmara de Novo Hamburgo analisou projeto de lei que atribui o nome de Praça Edison Delamar Quadros a uma área com quase 19 mil metros quadrados na rua Marcirio José Pereira, em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Primavera. Aprovado em duas votações, o texto assinado pela vereadora Tita (PSDB) recebeu mensagem de veto do Poder Executivo. O documento foi discutido pelos parlamentares Gerson Peteffi (MDB) e Gustavo Finck (PP) na última reunião do ano da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur), realizada na tarde desta quarta-feira, 8. O veto deve ir a votação em plenário na próxima semana.
Denominação de praça no bairro Primavera deverá aguardar regularização da área

Foto: Luís Francisco Caselani/CMNH

A decisão da Prefeitura de impedir a publicação do Projeto de Lei nº 72/2021 está embasada em ofício assinado pela secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira. O documento reconhece o mérito da homenagem, mas aponta obstáculos técnicos que impedem a denominação. “Apesar de a praça já existir de fato, é necessária a conclusão da regularização fundiária da área para que o Registro de Imóveis possa registrar e individualizar as matrículas. A matrícula da praça será então cadastrada no Município, passando a existir de direito e podendo ser denominada”, explica a secretária, que recomenda a reapresentação do projeto após a finalização do processo.

Como o veto foi entregue dentro do prazo previsto pela legislação municipal, a Cojur autorizou sua discussão em plenário. O texto será analisado em votação única e só será rejeitado com o voto de oito dos 14 vereadores.

Leia também: Projeto de lei propõe criação da Farmácia Veterinária Solidária

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Cojur se reúne às quartas-feiras, a partir das 13h15, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.