Defesa e educação ambiental são temas de live na TV Câmara

por Daniele Silva última modificação 23/06/2021 13h36
16/06/2021 – O projeto Cidade (In)visível: Cultura, Patrimônio e Identidade retorna nesta quinta, dia 17, para debater defesa e educação ambiental. Junho é marcado pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, celebrada no último dia 5, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. A live deste mês terá a participação da presidente do Movimento Roessler, Luana Rosa, da coordenadora do Centro de Educação Ernest Sarlet, Fabiane Mello, e do supervisor ambiental da Procuradora-Geral do Município (PGM), Udo Sarlet. O bate-papo será transmitido ao vivo, a partir das 19h, pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e no YouTube da emissora legislativa.

Localizado em Lomba Grande, o Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (Ceas) atende alunos das redes municipal, estadual e privada da região. O Ceas é um espaço pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo que desenvolve ações para a promoção da educação ambiental, servindo de apoio e suporte para as escolas com suas pesquisas e projetos. O local tem 13,9 hectares de extensão e conta com trilhas, horta, criação de animais e pomar. Atualmente está fechado ao público, em virtude da pandemia, mas segue realizando atividades virtuais.

Fundado há mais de 40 anos, o Movimento Roessler para Defesa Ambiental é uma entidade ecológica que atua na preservação do Rio dos Sinos e das áreas verdes da região do Vale do Sinos. Também realiza ações de educação ambiental junto à comunidade, sendo um dos fundadores e membro ativo do Comitesinos. Junto à União Protetora do Ambiente Natural (Upan), participou ativamente da luta pela criação do Parque Henrique Luís Roessler, o Parcão.

Projeto Cidade (In)visível

A iniciativa integra uma série de ações realizadas pela Câmara Municipal e outras entidades para pensar os 100 anos de Novo Hamburgo, que serão comemorados em 5 de abril de 2027. Planejado pela Escola do Legislativo, em parceria com a Associação dos Procuradores do Município (APMNH) e a Subseção Novo Hamburgo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/NH), o projeto Cidade (In)visível: Cultura, Patrimônio e Identidade tem por objetivo mostrar a produção cultural, herança arquitetônica e curiosidades da formação do município. Também pretende revelar histórias, personalidades e visibilizar contribuições pouco conhecidas pela sociedade. As lives são realizadas mensalmente. Todos os bate-papos estão disponíveis no canal da TV Câmara no Youtube.