Cronograma do Vereador Mirim 2019 é apresentado a escolas participantes
Fases do Projeto
Inicialmente, as turmas das escolas envolvidas participam de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares. Em seguida, o material pedagógico elaborado pela comissão de apoio formada por servidores da Casa e da Smed é trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins.
Cada escola possui autonomia para definir seu processo eleitoral e eleger dois representantes e um suplente. Em seguida, é realizada uma cerimônia de diplomação. Por fim, os vereadores mirins se reúnem no Plenário Luiz Oswaldo Bender e apresentam seus projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o Município como um todo.
Saiba mais sobre o Projeto Vereador Mirim
De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina P. Seitenfus Hagen, um ganho deste ano será a oficina de capacitação destinada aos professores responsáveis pelo projeto nas escolas. O intuito é que eles estejam melhor preparados para auxiliar os alunos no momento da elaboração das proposições legislativas, que serão apresentadas na Sessão do Vereador Mirim, prevista para 29 de outubro.
A coordenadora do Ensino Fundamental da Smed, Adriane Brévia, ressaltou que todos os representantes das escolas que participaram da reunião estão entusiasmados para colocar o projeto em prática. Neste ano, quatro escolas participam de forma inédita e outras três aderiram pela segunda vez à iniciativa.
Confira o dia das palestras e as sete escolas participantes:
04/04 - EMEF Monteiro Lobato
09/04- EMEF Padre Reus (inédita)
18/04 - EMEF Eugênio Nelson Ritzel
25/04 - EMEF Machado de Assis (inédita)
02/05 - EMEF Bento Gonçalves (inédita)
09/05 - EMEF Salgado Filho
16/05 - EMEF Presidente Prudente de Moraes (inédita)
Conheça o cronograma na íntegra do Projeto Vereador Mirim 2019