Cristiano Coller conduz última sessão ordinária como presidente

por Tatiane Souza última modificação 14/12/2022 22h25
14/12/2022 – Presidente da Câmara de Novo Hamburgo ao longo de 2022, Cristiano Coller (PTB) comandou nesta quarta-feira, 14, sua última sessão ordinária no ano. O clima foi de despedida do cargo, mas também de muita polêmica em razão da possibilidade da realização de sessões extraordinárias, a pedido do Executivo, para a votação dos projetos que envolvem a reforma da previdência do funcionalismo municipal. Em seu primeiro mandato como chefe do Parlamento, Coller foi ladeado pelo vice Fernando Lourenço (PDT) e os secretários Ricardo Ritter – Ica e Vladi Lourenço (ambos do PSDB).
Cristiano Coller conduz última sessão ordinária como presidente

Foto: Maíra Kiefer e Daniele Souza/CMNH

Servidores públicos municipais ativos e aposentados de diversas áreas lotaram o plenário para demonstrar contrariedade à reforma. Até o final da sessão plenária, uma liminar suspendia o trâmite dos projetos de lei devido à ausência de audiência pública prévia. 

Pelo clima tenso no Palácio 5 de Abril, tanto Coller quanto Fernando decidiram se pronunciar sobre a presidência do Legislativo somente na primeira sessão ordinária de 2023, que acontecerá no dia 1º de fevereiro.

Confira a lista com todos os vereadores que já ocuparam a Presidência da Câmara. 

Mesa Diretora

A Mesa é o órgão diretivo da Câmara de Vereadores, a quem cabe sua administração e gestão financeira. Apenas seus integrantes podem propor a criação de cargos necessários ao bom andamento do Legislativo, bem como a fixação ou alteração de vencimentos e subsídios. Também é de sua responsabilidade a elaboração da proposta orçamentária da Câmara para o ano seguinte. A Mesa Diretora se reúne regimentalmente com os líderes de bancada todas as segundas-feiras, 30 minutos antes da sessão, a fim de deliberar sobre a Ordem do Dia das reuniões plenárias da semana e sobre assuntos gerais da Casa.