Criada comissão especial para pleitear melhorias na avenida dos Municípios

por Luís Francisco Caselani última modificação 23/08/2023 16h15
16/08/2023 – Palco de dois acidentes fatais na última semana, a avenida dos Municípios deve receber um olhar mais atento da Câmara de Novo Hamburgo a partir dos próximos dias. Nesta quarta-feira, 16, os vereadores aprovaram a criação de uma comissão especial para discutir melhorias na rodovia estadual. A sugestão partiu da bancada do PSDB, composta pelos vereadores Raizer Ferreira, Ricardo Ritter – Ica, Tita e Vladi Lourenço. O requerimento também teve o acréscimo das assinaturas de Cristiano Coller (PTB) e Felipe Kuhn Braun (PP).
Criada comissão especial para pleitear melhorias na avenida dos Municípios

Crédito: Daniele Souza/CMNH

Desde a inauguração da ponte, em 18 de novembro de 2019, muitos acidentes aconteceram e medidas de segurança devem ser adotadas, tanto com relação à sinalização quanto intervenções em acessos a bairros de Novo Hamburgo e Campo Bom”, defendem os proponentes. O novo grupo parlamentar segue o exemplo da Comissão Especial de Acompanhamento dos Estudos, Projetos e Obras na BR-116. Instaurado no final de junho, o colegiado tem trabalhado ativamente na busca por soluções para os pontos mais críticos da rodovia, em especial no trecho entre Novo Hamburgo e Dois Irmãos.

Comissões especiais

Previstas pelo artigo 77 do Regimento Interno da Câmara, as comissões especiais do Legislativo hamburguense são constituídas para analisar matérias de relevância, podendo encaminhar a convocação de secretários municipais e diretores de autarquias, bem como promover audiência pública. Os grupos são compostos por no mínimo três membros, observando, sempre que possível, a proporcionalidade partidária. Com prazo determinado de encerramento, as comissões especiais são concluídas com a apresentação de relatório ou projetos de lei, resolução ou decreto legislativo.