Criação de grupamento especializado da Guarda avança na Câmara após aprovação da Comissão de Segurança
De acordo com o PL nº 11/2026, os agentes vinculados à Romu passarão por treinamentos em técnicas de pilotagem preventiva e evasiva, abordagem e controle de situações de risco, primeiros socorros e patrulhamento tático motorizado. Na justificativa, o prefeito Gustavo Fick afirma que o projeto de lei valoriza a atuação diferenciada desses agentes e garante uma resposta mais eficaz em situações de risco.
- Guarda Municipal deve criar grupamento para rondas ostensivas
Ao proferir seu voto favorável, a vereadora Daia Hanich (MDB), secretária da Coseg, agradeceu à Guarda Municipal pelo trabalho integrado com a Polícia Civil, mas demonstrou preocupação quanto à capacidade financeira do município para equipar a corporação. Ela destacou ainda que Novo Hamburgo enfrenta diversos problemas no trânsito e questionou quantos agentes ficariam disponíveis para atuar nesse setor. A vereadora sugeriu, também, a realização de uma análise financeira antes da aprovação do projeto em plenário.
Presidente da Coseg, Felipe Kuhn Brau (PSDB) ressaltou a importância do projeto, mas reforçou a fala da colega sobre as dificuldades operacionais da Guarda Municipal, especialmente em relação às viaturas.
O que são as comissões?
A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Coseg se reúnem semanalmente às quartas-feiras, às 10h40, no Plenarinho Pedro Thön, no andar térreo do Palácio 5 de Abril.