Vereadores pedem aplicação de testes para Covid-19 em todos os pacientes com quadro gripal

por Tatiane Souza última modificação 28/07/2020 15h29
27/07/2020 - O agravamento da pandemia em Novo Hamburgo e na região motivou vereadores do Legislativo hamburguense a propor moção de apelo às autoridades municipais para que sejam realizados exames RT-PCR em todos os pacientes com quadro gripal que chegam ao Centro de Triagem. O grupo de parlamentares que assina a proposição é formado por Cristiano Coller (PTB), Enio Brizola (PT), Fernando Lourenço (PDT), Gabriel Chassot (PSDB), Gerson Peteffi (MDB), Rafael Lucas (PDT), Raul Cassel (MDB), Sergio Hanich (MDB) e Tita (PSDB).
Vereadores pedem aplicação de testes para Covid-19 em todos os pacientes com quadro gripal

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Enio Brizola ressaltou que a moção segue a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as Unidades de Saúde da Família (USF) regionais tenham maior protagonismo frente ao enfrentamento ao novo coronavírus”, ressaltou o vereador. Ele acredita que a testagem vai dar um direcionamento melhor para a tomada de decisões em relação ao vírus aqui em Novo Hamburgo, principalmente no que se refere ao número de hospitalizados e mortos. “Através da testagem, tu tem indicadores e, a partir de indicadores, tu pode então direcionar a estratégia da secretaria de Saúde”, explicou.

Com base em informações apuradas por Leandro Minozzo, médico geriatra e professor de Medicina da Universidade Feevale, o documento solicita que o Executivo faça entre 2 a 3 mil exames RT-PCR nos próximos 10 dias, com a coleta também sendo efetuada nas UPAs, na UBS Santo Afonso e em unidade móvel. A moção sugere ainda que sejam testados todos os contatos próximos, com mais de 50 anos, de casos suspeitos ou confirmados.


Essa modalidade de averiguação, cuja sigla significa Reação em Cadeia da Polimerase com Transcrição Reversa, detecta o RNA do vírus, que consiste em seu material genético, confirmando se a pessoa se encontra ou não com Covid-19. As amostras são coletadas através de swabs (cotonetes) inseridos no nariz e na garganta. Conforme a Anvisa, as avaliações de RT-PCR (padrão ouro) e de antígenos têm função diagnóstica, sendo o teste definitivo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por meio da moção, os parlamentares apontam também que o contrato dos exames deve incluir prazo de até 48 horas para entrega dos resultados.

Leia a íntegra da moção

Sessão remota

A sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira, 27, se iniciou de forma virtual, com a Mesa Diretora no Plenário e os demais vereadores em seus gabinetes. Fernando Lourenço (PDT) e Cristiano Coller (PTB) preferiram acompanhar a plenária de casa. Devido a uma instabilidade do servidor do Jitsi Meet, aplicativo gratuito que permite a sessão remota, ocorreram problemas de robotização de voz. Por este motivo, os parlamentares presentes da Câmara decidiram por se reunir novamente no Plenário Luiz Oswaldo Bender, de onde deram prosseguimento às atividades da sessão ordinária e, logo após, extraordinária.

 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.