Coseg recebe candidatos aprovados no último concurso da Guarda Municipal
Três candidatos, Alencar Morais, Rudolph Schubert e Tiago de Oliveira Reis, compareceram à reunião para reforçar o pedido de chamamento para as 23 vagas ainda não preenchidas. Eles relataram aos vereadores as inúmeras solicitações feitas à administração passada e a falta de previsibilidade sobre as nomeações.
“Sabemos da importância da Guarda Municipal para a segurança da nossa cidade e entendemos a angústia de vocês, que foram aprovados e ainda aguardam a convocação. O concurso foi homologado em 2021, e é essencial que as vagas previstas sejam preenchidas. Vamos buscar informações junto à Prefeitura para entender quais são os planos da atual administração em relação a esse chamamento”, disse Daia Hanich (MDB), presidente da Coseg. Ela também sugeriu aos colegas um reforço para que sejam chamados pelo menos 30 candidatos.
“A Guarda Municipal tem um papel fundamental na proteção dos cidadãos, e o deficit de efetivo impacta diretamente a segurança pública. Já que há vagas previstas em edital, é nosso dever acompanhar essa situação de perto e cobrar um posicionamento claro do Executivo e ajudá-los nessa questão”, relatou Juliano Souto (PL), secretário do colegiado.
“Os concursos garantem que os melhores candidatos sejam selecionados para atuar no serviço público, e essa espera prolongada gera frustração e prejuízo tanto para vocês quanto para a cidade. Vamos formalizar esse questionamento à Prefeitura e buscar uma resposta concreta sobre as convocações”, acrescentou Felipe Kuhn Braun (PSDB), relator da comissão.
Os membros da Coseg se comprometeram a encaminhar um ofício ao Executivo Municipal solicitando esclarecimentos sobre a previsão de nomeação dos aprovados e o preenchimento das vagas previstas no edital nº 01/2019, realizado pelo Instituto AOCP.
Conheça o histórico: - Candidatos aprovados pedem prorrogação de concurso para guarda municipal
- Coseg recebe representantes de aprovados no último concurso da Guarda Municipal
- Coseg recebe candidato aprovado no último concurso da Guarda Municipal
A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comissão de Segurança Pública se reúne às quartas-feiras, a partir das 13h30, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.