Coseg apoia novo pedido de convocação de aprovados para a Guarda Municipal
Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 15, Mateus Lima e William Freitas solicitaram novamente o apoio dos integrantes da Coseg para que a Prefeitura convoque mais dez aprovados até o final do ano. Segundo Lima, nem todos os convocados devem realizar o curso de formação, o que resultaria em uma turma com pouco mais de 30 integrantes. O concurso vence no dia 10 de janeiro de 2026.
Leia mais: - Coseg recebe candidatos aprovados no último concurso da Guarda Municipal
- Coseg recebe representantes de aprovados no último concurso da Guarda Municipal
- Coseg recebe candidato aprovado no último concurso da Guarda Municipal
- Candidatos aprovados pedem prorrogação de concurso para guarda municipal
Presidente da comissão, a vereadora Daia Hanich (MDB) destacou toda a mobilização da Coseg, desde o início do ano, em favor da ampliação do efetivo da Guarda Municipal. Ela relatou ter conversado pessoalmente com o prefeito Gustavo Finck, que teria solicitado inicialmente o chamamento de 40 guardas, mas o número foi vetado pela Secretaria da Fazenda por falta de orçamento.
O vereador Felipe Kuhn Braun (PSDB), relator do colegiado, lembrou que essa pauta é discutida desde a Legislatura anterior e que foi uma das bandeiras de Finck enquanto vereador e integrante da Comissão de Segurança da Casa.
Já o vereador Juliano Souto (PL), secretário da Coseg, ressaltou a importância de convocar todos os aprovados para tentar reduzir o déficit de efetivo da corporação. Ele lembrou que, caso seja aprovada pelo Congresso, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2025 permitirá a aposentadoria imediata de dezenas de agentes. “Hoje temos uma Guarda que está envelhecendo, e vemos vocês aí aguardando com toda essa vontade de assumir. A causa de vocês é a causa do Parlamento.”
Nos próximos dias, a comissão encaminhará ao plenário uma moção de apelo ao prefeito Gustavo Finck para o chamamento dos candidatos remanescentes.
O que são as comissões?
A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comissão de Segurança Pública se reúne às quartas-feiras, a partir das 13h30, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.