Coseg apoia novo pedido de convocação de aprovados para a Guarda Municipal

por Daniele Silva última modificação 16/10/2025 19h49
16/10/2025 - Em agosto, a Prefeitura publicou o edital de convocação para 30 aprovados no concurso da Guarda Municipal, realizado em 2019. Os mais de cinco anos de espera, entretanto, fizeram com que muitos candidatos assumissem outros cargos ou desistissem da vaga. Faltando pouco mais de dois meses para o fim da vigência do concurso, aprovados pediram o apoio da Comissão de Segurança (Coseg) da Câmara para zerar o cadastro reserva.
Coseg apoia novo pedido de convocação de aprovados para a Guarda Municipal

Foto: Daniele Souza/CMNH

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 15, Mateus Lima e William Freitas solicitaram novamente o apoio dos integrantes da Coseg para que a Prefeitura convoque mais dez aprovados até o final do ano. Segundo Lima, nem todos os convocados devem realizar o curso de formação, o que resultaria em uma turma com pouco mais de 30 integrantes. O concurso vence no dia 10 de janeiro de 2026.

Leia mais: - Coseg recebe candidatos aprovados no último concurso da Guarda Municipal

- Coseg recebe representantes de aprovados no último concurso da Guarda Municipal

- Coseg recebe candidato aprovado no último concurso da Guarda Municipal

- Candidatos aprovados pedem prorrogação de concurso para guarda municipal

Presidente da comissão, a vereadora Daia Hanich (MDB) destacou toda a mobilização da Coseg, desde o início do ano, em favor da ampliação do efetivo da Guarda Municipal. Ela relatou ter conversado pessoalmente com o prefeito Gustavo Finck, que teria solicitado inicialmente o chamamento de 40 guardas, mas o número foi vetado pela Secretaria da Fazenda por falta de orçamento.

O vereador Felipe Kuhn Braun (PSDB), relator do colegiado, lembrou que essa pauta é discutida desde a Legislatura anterior e que foi uma das bandeiras de Finck enquanto vereador e integrante da Comissão de Segurança da Casa.

Já o vereador Juliano Souto (PL), secretário da Coseg, ressaltou a importância de convocar todos os aprovados para tentar reduzir o déficit de efetivo da corporação. Ele lembrou que, caso seja aprovada pelo Congresso, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2025 permitirá a aposentadoria imediata de dezenas de agentes. “Hoje temos uma Guarda que está envelhecendo, e vemos vocês aí aguardando com toda essa vontade de assumir. A causa de vocês é a causa do Parlamento.”

Nos próximos dias, a comissão encaminhará ao plenário uma moção de apelo ao prefeito Gustavo Finck para o chamamento dos candidatos remanescentes. 

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comissão de Segurança Pública se reúne às quartas-feiras, a partir das 13h30, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.