Comunidade surda: Desafios, avanços e a importância da Libras

por Tatiane Souza última modificação 13/11/2023 20h58
13/11/2023 – De acordo com o IBGE, o número de pessoas surdas no Brasil ultrapassa 10 milhões. Mais de 2,7 milhões possuem surdez profunda. Para saber quais são as políticas pública e como estão os avanços inclusivos para essa comunidade, a jornalista Tatiane Lopes entrevistou a intérprete de Língua Brasileira dos Sinais (Libras) da Universidade Feevale, Fabiana Pons Tavares, e a professora da mesma instituição, Rosemari Lorenz Martins. A profissional é doutora em Letras, com atuação nas áreas de aquisição da linguagem, letramento, variação linguística e inclusão escolar. Você assiste ao Vitalidade pelo canal 16 da Claro e pelo YouTube da TV Câmara NH.
Comunidade surda: Desafios, avanços e a importância da Libras

Foto: Mizael Domingues/CMNH

A Língua Brasileira de Sinais (Libras), é uma língua de modalidade gestual-visual, reproduzida através de gestos, expressões faciais e corporais, possuindo um alfabeto e estrutura linguística e gramatical próprias. E, desde 2002, é reconhecida como língua oficial no país. Este programa especial do Vitalidade contou com a presença de uma intérprete de Libras ao longo de toda a entrevista. 

Assista ao programa na íntegra 

 

Vitalidade

O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.

*Texto de Josyane Cardozo, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação da Câmara.