Comissões de Saúde e Segurança elegem novos presidentes
O progressista terá a companhia do relator Darlan Oliveira (PDT) e do secretário Felipe Kuhn Braun, também do PP. “Eu recebo muitas demandas relacionadas à pauta da segurança. Acho que a comissão tem todas as condições de fazer esse papel de interlocução entre o cidadão e o Executivo. Temos também a questão da Guarda Municipal, que é muito ativa, mas precisa ser fortalecida. São necessários investimentos para melhorar ainda mais esse serviço de qualidade”, destacou Finck.
O grupo se reúne novamente na próxima segunda-feira, 14, quando serão recebidos candidatos aprovados em concurso público da Guarda Municipal, mas que ainda aguardam nomeação. A pauta prevê também a discussão sobre a situação de insegurança relatada por moradores do bairro Alpes do Vale, na zona norte da cidade.
Saúde
Já na Comissão de Saúde, Raizer Ferreira será ladeado pelo relator Vladi Lourenço (PSDB) e pela secretária Tita (PSDB). Remanescente do último ano, Vladi fez parte de um colegiado atuante na busca por uma solução para o corte de repasses estaduais ao Hospital Municipal, previsto pelo programa Assistir. O assunto inclusive foi uma das principais pautas destacadas pelos vereadores na reunião de segunda-feira. A comissão quer manter o diálogo com lideranças do Estado e da região metropolitana por um desfecho favorável para o município.
Na terça, 8, o Piratini anunciou a ampliação do prazo de transição do programa. O acordo permitirá uma redução gradativa dos valores repassados aos hospitais que observarão perdas com a implantação da iniciativa. O corte total estipulado pelo Assistir ao Hospital Municipal de Novo Hamburgo é de quase R$ 21 milhões anuais (o equivalente a 63,8% da quantia recebida até 2021).
O que são as comissões?
A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. As comissões se reúnem semanalmente na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.