Comissão segue preparativos para audiência pública sobre a privatização da Trensurb

por Luís Francisco Caselani última modificação 15/04/2025 12h50
15/04/2025 – A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor da Câmara de Novo Hamburgo (Codir) realizará no dia 8 de maio sua segunda audiência pública no ano. O objetivo desta vez é debater a privatização da Trensurb ou sua manutenção sob o controle do Governo Federal. Nesta segunda-feira, 14, os integrantes do colegiado se reuniram para definir autoridades e entidades que comporão a mesa e terão espaço de fala assegurado. Com início previsto para as 19h, a audiência pública ocorrerá no Plenário do Legislativo e terá transmissão ao vivo da TV Câmara pelo canal 16 da Claro e pelo YouTube.
Comissão segue preparativos para audiência pública sobre a privatização da Trensurb

Fotos: Luís Francisco Caselani/CMNH

A reunião desta segunda também marcou a estreia na Codir do relator Eliton Ávila (Podemos). O vereador e ex-secretário municipal de Desenvolvimento Social foi o nome escolhido para substituir seu colega de bancada Ito Luciano, que solicitou o desligamento do grupo no início do mês. Eliton se junta agora à presidente da comissão, Professora Luciana Martins, e ao secretário Enio Brizola, ambos do PT.

Ito Luciano permanece ativo apenas na Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (Coosp). Já Eliton Ávila acumula sua terceira relatoria, função que também exerce nas comissões de Finanças (Cofin) e de Constituição, Justiça e Redação (Cojur).

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comissão de Direitos Humanos se reúne às segundas-feiras, a partir das 15h30, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.