Comissão de Saúde debate planejamento familiar no Outubro Rosa

por Jaime Freitas última modificação 03/10/2023 20h10
03/10/2023 – O programa Planejamento Familiar foi o tema da reunião da Comissão de Saúde (Cosde) realizada na tarde desta segunda-feira, 2, no Plenarinho Pedro Thön. Na oportunidade, o colegiado recebeu a diretora de Saúde de Novo Hamburgo, a enfermeira Juliana Forneck de Limas, a coordenadora da Política Integral de Atenção à Saúde da Mulher, Jéssica Mazzilli dos Reis, e a enfermeira do Núcleo de Planejamento Familiar Roberta Andrea Frank. As especialistas falaram sobre a saúde da mulher, anticoncepção, encaminhamentos a laqueaduras e vasectomias e o fluxo do aborto legal.
Comissão de Saúde debate planejamento familiar no Outubro Rosa

Foto: Jaime Freitas/CMNH

O Planejamento Familiar é um programa criado através da Lei Municipal nº 1028/2003, sendo parte integrante do conjunto de ações de regulação da fecundidade que garante direito igual de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal. Implantado em todas as unidades de saúde do município e instituições prestadoras de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), está sob coordenação do Departamento de Saúde da Mulher da Gerência de Atenção Integral à Saúde.

A assistência ao planejamento familiar (confira a apresentação) está pautada no princípio da paternidade responsável e visa a oferecer ao homem e à mulher atendida o acesso a orientações, proporcionando a atenção necessária tanto à opção pela gestação como pelo seu espaçamento. Possibilita ao homem ou à mulher exercerem seus direitos, reconhecerem métodos contraceptivos e fazerem escolhas com autonomia. Escolherem livremente, de forma segura e confiável, o método mais adequado para os diferentes momentos de sua vida reprodutiva, de acordo com sua história de saúde e adaptação.

Ambulatórios de Ginecologia, Obstetrícia e Sexualidade: projeto de parceria firmado entre Secretaria Municipal de Saúde, através da Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher, e o Centro Integrado de Estudos em Saúde (CIES) da Universidade Feevale, tem seu atendimento realizado em qualquer unidade de saúde do município. Ao chegar a uma unidade, um enfermeiro passará orientações e responderá todas as dúvidas sobre saúde reprodutiva, métodos contraceptivos, anticoncepção de emergência (pílula para evitar gestação), doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), pré-câncer, cuidados com a mama, entre outros assuntos (confira a apresentação).

A Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo preparou uma ação especial para o Outubro Rosa. Será neste sábado, dia 7, das 13h30 às 17h30, na Praça da Juventude, localizada na Rua Honduras, 150, no bairro Santo Afonso. Haverá encaminhamento para mamografias, verificação de pressão arterial, realização de teste de glicose (HGT) e orientações de saúde para toda a família. Além disso, no local será feita a coleta de citopatológico de colo do útero (CP), por ordem de chegada, vacinas contra a covid e influenza, assim como testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e gravidez. "Neste ano, nosso foco também está na saúde familiar”, ressalta a coordenadora da Política Integral de Atenção à Saúde da Mulher, Jéssica Mazzilli.

A Cosde tem em sua composição o presidente Raizer Ferreira (PSDB), a relatora Semilda – Tita (PSDB) e o secretário Vladi Lourenço (PSDB).

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. As comissões permanentes se reúnem semanalmente na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.