Comissão de Obras pedirá manutenção da rua Benjamin Altmayer

por Luís Francisco Caselani última modificação 20/03/2023 13h10
17/03/2023 – Acionados pela comunidade, a Comissão de Obras da Câmara de Novo Hamburgo (Coosp) se deslocou na manhã desta sexta-feira, 17, para o bairro Roselândia. Raizer Ferreira (PSDB), Darlan Oliveira (PDT) e Ito Luciano (PTB) se encontraram no final da rua Benjamin Altmayer, próximo à junção com a rua Germano Friedrich, para averiguar as condições de trafegabilidade da via. Os vereadores conversaram com motoristas e moradores, registraram imagens do trecho e decidiram pelo encaminhamento da demanda ao Executivo. Além do pedido de manutenção, a comissão também reivindicará a inclusão da rua na lista de espera para pavimentação e recuperação asfáltica.
Comissão de Obras pedirá manutenção da rua Benjamin Altmayer

Fotos: Luís Francisco Caselani/CMNH

Próximo ao local de encontro dos parlamentares, funciona uma comunidade terapêutica para mulheres. Coordenadora da unidade, Geni Baroni relatou as dificuldades enfrentadas para o acesso ao espaço. Trabalho aqui desde 2008 e a situação é a mesma. Precisamos do carro para levar as mulheres ao médico, buscar medicação e fazer exames. Mas o carro está sempre na oficina, porque estraga. Se escapa de uma pedra, cai num buraco”, ilustrou.

Presidente da comissão, Raizer Ferreira lembrou que a via também é utilizada por veículos pesados. “A rua serve como alternativa para que os caminhões de lixo da nossa cidade cheguem à Central de Reciclagem. Quando o acesso por lá não funciona, este aqui é utilizado. A estrada está péssima”, avaliou o vereador. O relator Darlan Oliveira, responsável pelo primeiro contato com os moradores locais, agradeceu o apoio de seus colegas pelo reforço à reivindicação.

A ideia da comissão é pedir melhorias não apenas para a parte final da via, mas também no trecho que leva à Central de Reciclagem. “Precisamos sensibilizar a nossa prefeita, para que ela possa entender a importância da manutenção para todo o fluxo de veículos. Se carros pequenos já não têm condições de passar, os grandes muito menos”, resumiu Ito Luciano, secretário do grupo parlamentar.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Coosp se reúne às segundas-feiras, a partir das 14h30, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.