Comissão de Educação da Câmara se reúne em meio aos estandes da Mostratec
Antes disso, o presidente Felipe Kuhn Braun (PDT), a relatora Tita (PP) e o secretário Nor Boeno (PT) percorreram os corredores da Mostratec e destacaram seu crescimento ao longo dos anos. “Como sou vizinha da Fundação Liberato, acompanho a feira desde o início. A Mostratec vem aumentando ano a ano. Fico principalmente impressionada com a evolução da nossa juventude. São milhares de crianças e adolescentes demonstrando o melhor de cada escola, cidade, estado e país”, salientou Tita.
Leia também:
- Mostratec recebe jovens cientistas de 21 países
- Comissão de Meio Ambiente acompanha o primeiro dia da Mostratec 2019
O vereador Felipe enalteceu as diferentes instituições parceiras que engrandecem a Mostratec, todas reunidas sob o protagonismo da Liberato. “Esta é a materialização dos trabalhos de jovens estudantes de Novo Hamburgo e de diversas partes do Brasil e do mundo. É um passo importante que ajuda a marcar o começo de uma trajetória profissional, porque a iniciação científica indica caminhos e abre um grande leque de áreas onde trabalhar. E é importante vermos as escolas fomentando esse processo”, frisou o presidente da Coedu.
Nor Boeno enfatizou também o impacto da Mostratec para Novo Hamburgo. “Vemos a feira a cada ano mais movimentada, trazendo visitantes de todos os cantos da cidade e do estado e envolvendo alunos de diversas partes do mundo”, comentou. Conforme o diretor-executivo da Fundação Liberato, Ramon Hans, a Mostratec é o evento anual que promove a maior ocupação da rede hoteleira da região. Para 2019, além dos cerca de 3 mil expositores, entre estudantes e professores, 40 mil visitantes eram esperados ao longo dos três dias.
Escolas municipais
Juntos, os três vereadores analisaram e decidiram pela aprovação de duas proposições relacionadas à rede municipal de ensino. Apresentado por Enio Brizola (PT), o PL nº 64/2019 institui nas escolas do Município a Semana de Conscientização e Combate aos Crimes de Internet. O autor defende a promoção de palestras e atividades de orientação para a ampla discussão dos delitos cibernéticos, tipificados pela Lei Federal nº 12.737/2012. A proposta é que as ações sejam desenvolvidas anualmente na última semana do mês de março.
Já o PL nº 52/2019, elaborado pelo vereador suplente Juliano Soli Silva (PP), propõe a criação do Programa Cidade Limpa. Implementada mediante expresso interesse das escolas municipais, a iniciativa consiste na conscientização dos alunos sobre a importância da correta destinação dos resíduos, o impacto do descarte inapropriado e o sistema de coleta seletiva de produtos recicláveis. Com a aprovação, ambas as matérias encerram o trâmite nas comissões e já estão habilitadas para apreciação em plenário.
O que são as comissões?
A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Coedu se reúne às segundas-feiras, a partir das 15h, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.