Mostratec recebe jovens cientistas de 21 países

por Daniele Silva última modificação 23/10/2019 18h24
23/10/2019 – A maior feira de jovens cientistas da América Latina teve sua abertura oficial na tarde desta terça-feira, 22, nos pavilhões da Fenac. A 34ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) reúne 755 trabalhos científicos de todos os estados do Brasil e de outros 20 países, divididos em 13 áreas do conhecimento, apresentados por estudantes da educação infantil, ensino fundamental, médio e técnico. Mais de 40 mil visitantes são esperados nesta edição. A solenidade contou com a participação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Ariosto Antunes Culau, do secretário de Educação do RS, Faisal Karam, da prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, do presidente da Câmara, Raul Cassel (MDB), do reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, entre outras autoridades políticas e educacionais.
Mostratec recebe jovens cientistas de 21 países

Fotos: Kassiane Michel/CMNH

Citando os números da Mostratec, o diretor da Fundação Liberato, Ramon Fernando Hans, saudou os participantes, lembrando que todo o trabalho se inicia na relação professor-aluno. “Estimamos que 65 mil estudantes do mundo inteiro tenham desenvolvido pesquisas com o intuito de chegarem até aqui. Além das produções científicas, temos jovens de diferentes culturas se relacionando pessoalmente, não apenas de forma virtual.” Hans enalteceu ainda o trabalho dos professores e servidores da instituição, que atuam para a feira se tornar realidade, de 400 voluntários oriundos da Fundação Liberato e de outros 400 profissionais, também voluntários, responsáveis pela avaliação dos estudos. Segundo o diretor, a Mostratec é o evento que mais ocupa a rede hoteleira da região.

Ex-aluno da Fundação Liberato, o presidente Raul Cassel lembrou sua participação na feira quando ainda era realizada na sede da instituição. “Nos próximos dias, Novo Hamburgo vai respirar ensino, inovação e companheirismo, e isso se deve à bravura de todos que atuam para tornar este evento cada vez maior. Que estes jovens sejam sementes para um futuro melhor”, destacou.

O representante do MEC considerou a feira um grande exemplo da política adotada pela pasta, cujo objetivo é fortalecer o ensino técnico. “Muito orgulho da capacidade desses jovens e da organização da feira.”

O secretário Faisal Karam destacou o investimento em inovação, tecnologia e empreendedorismo no combate ao desemprego. “Daqui saem muitos jovens prontos para o mercado de trabalho. Pesquisas apontam que a tecnologia pode acabar com inúmeras vagas de emprego, mas também pode ser a solução criando trabalhos que sequer imaginamos hoje.”

Para a chefe do Executivo hamburguense, a Mostratec é um exemplo de um país que dá certo. “Precisamos cada vez mais valorizar esses jovens e usar a tecnologia para o bem.” Fátima Daudt chamou ao palco a professora Joice Lamb. Coordenadora pedagógica da EMEF Profª Adolfina Diefenthäler, do bairro São José, ela foi vencedora do Prêmio Educador Nota 10 em 2019. “É um orgulho para Novo Hamburgo ser destaque nesta área, porque acreditamos na educação”, finalizou a prefeita.

Os vereadores Cristiano Coller (Rede), Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PDT), Semilda dos Santos – Tita (PP) e Vladi Lourenço (PP), bem como o diretor-geral da Câmara, Deiwid Amaral da Luz, prestigiaram a abertura do evento. 

Sobre a Mostratec

Considerada a maior feira do gênero na América Latina e a segunda maior do mundo, a 34ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia tem representantes de todos os estados brasileiros e de outros 20 países do mundo. A Mostratec acontece entre os dias 22 e 24 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo. Paralelamente, ocorrem também a Mostratec Júnior (para estudantes do ensino fundamental e educação infantil), o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec e o Festival Maker Mostratec de Robótica. Os estandes podem ser visitados das 13h30min às 21h. A entrada é gratuita e o estacionamento é aberto ao público.

Câmara e Mostratec

Pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara de Novo Hamburgo integra o rol de instituições que oferecem incentivos educacionais aos melhores estudos apresentados na Mostratec.  O Prêmio Cientista Júnior é concedido aos quatro projetos de escolas hamburguenses mais bem classificados segundo a análise da comissão de avaliação da Mostratec Júnior. Já o Prêmio Cientista Jovem de Novo Hamburgo confere a distinção aos dois melhores projetos de instituições de ensino da cidade na categoria principal, voltada para estudantes de ensino médio e técnico. O reconhecimento do Legislativo consiste na concessão de passagens, hospedagem ou taxa de inscrição para até dois alunos e um professor-orientador por projeto participarem de feira nacional afiliada à Mostratec.

Além disso, a Câmara conta com estande fixo durante todo o evento. Estruturado com sala de reuniões e estúdio de televisão, o local receberá autoridades e estudantes em entrevistas, reportagens e programas especiais, além de sediar encontros de comissões parlamentares. Os materiais serão disponibilizados a partir desta quarta-feira, dia 23, na programação da TV Câmara.