Comissão cobra informações do Executivo em diversas pautas

por Tatiane Souza última modificação 17/08/2018 20h01
16/07/2018 – Diversas pautas nortearam a reunião da Comissão de Meio Ambiente (Comam), realizada na tarde desta segunda-feira, 16, com a gerente de Tratamento e Destinação Final de Resíduos, Cristiane Hermann, e com a fiscal Paloma Alves. Dentre os assuntos discutidos constavam o projeto apresentado pela empresa Esphera sobre o ciclo reverso do lixo hospitalar, o acúmulo de resíduos na alça desativada do viaduto Ayrton Senna, ao lado do diretório do MDB, esgoto ao ar livre e necessidade de uma faixa de pedestre na rua José de Alencar, solicitação de poda e levantamento das copas das árvores em toda a extensão da avenida Alcântara e a situação do Eco Ponto de Canudos. Integram o grupo os vereadores Vladi Lourenço (PP), presidente, Nor Boeno (PT), relator, e Patricia Beck (PPS), secretária.
Comissão cobra informações do Executivo em diversas pautas

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Ciclo reverso do lixo 

Cristiane relatou que não teve acesso ao projeto da empresa Esphera e solicitou que ele seja protocolado no Executivo. Ela informou, ainda, que o Município conta com manejo de ciclo reverso, sendo as matérias encaminhadas direto ao próprio fabricante. 

Viaduto Ayrton Senna 

A segunda pauta foi relativa à alça desativada do viaduto Ayrton Senna, ao lado do diretório do MDB, devido ao grande acúmulo de lixo em uma área do Dnit – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Cristiane solicitou que a demanda seja protocolada pelo interessado junto ao Departamento. O tema já foi assunto de reunião na Comam e, inclusive, fiscalização acompanhada de gravação da TV Câmara. 

Associação de moradores relata crimes no viaduto Ayrton Senna e cobra manejo da vegetação 

Moradores do bairro Primavera voltam a relatar problemas no viaduto Ayrton Senna 

TV Câmara: Reportagem mostra insegurança na travessia da BR-116 no bairro Primavera

Quanto ao esgoto ao ar livre e a necessidade de uma faixa de pedestre na rua José de Alencar, nº 67, a gerente informou que as demandas deverão ser encaminhadas à secretaria de Obras. Já o que tange à poda das árvores na mesma rua, nº 61, e recolhimento de galhos, a própria Coman deve realizar o protocolo da solicitação. 

O vereador Nor Boeno (PT) solicitou o levantamento das copas das árvores em toda a extensão da avenida Alcântara, pois muitos caminhões-baú estão estragando ao bater nas árvores, sem contar os acidentes provocados. Como encaminhamento, a Comissão deliberou por protocolar junto à secretaria de Meio Ambiente a informação. 

Para finalizar, Patricia Beck (PPS), questionou a situação do Ecoponto de Canudos, alvo de diversas infrações. Cristiane disse que o edital para a construção do muro e da guarida já foi publicado. “Temos urgência para resolver o problema”, revelou.

Comissão de Meio Ambiente fiscaliza Ecoponto em Canudos