Começa nesta quinta a rodada de palestras do Projeto Vereador Mirim

por Maíra Kiefer última modificação 11/04/2019 21h16
10/04/2019 – A experiência de participar do Projeto Vereador Mirim 2018 mostrou-se tão satisfatória aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Monteiro Lobato, localizada no bairro São Jorge, que um novo grupo oriundo da instituição retorna ao Plenário da Câmara nesta quinta-feira, 11, às 14h, para abrir a fase de palestras da edição de 2019. Desenvolvido pela Câmara, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria de Educação (Smed), a proposta é dividida em uma série de etapas, entre elas eleição, diplomação, oficinas e a realização da Sessão do Vereador Mirim.
Começa nesta quinta a rodada de palestras do Projeto Vereador Mirim

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

Na atividade desta quinta, a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, apresentará à plateia a importância da participação dos jovens na política, o funcionamento do Parlamento no âmbito do Município, além de exibir um vídeo institucional trazendo detalhes da iniciativa. Os estudantes farão ainda uma visita guiada pelos setores, gabinetes dos vereadores e receberão exemplares da segunda edição da Revista do Vereador Mirim e da Carta de Serviços ao Cidadão, material da Câmara de Novo Hamburgo que informa como acessar serviços e quais são seus compromissos e padrões de atendimento. Além dela, o assessor técnico pedagógico da Smed, Dionísio Hatzenberger, deverá falar como representante da pasta durante a palestra. 

Estágios do projeto

Após a participação das sete escolas na etapa de palestras, terá início a fase nas escolas, na qual o material pedagógico elaborado pela comissão de apoio, formada por servidores da Casa e da Smed, é trabalhada em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins.

Cada escola possui autonomia para definir seu processo eleitoral e eleger dois representantes e um suplente. Em seguida, é realizada uma cerimônia de diplomação. Por fim, os vereadores mirins se reúnem no Plenário Luiz Oswaldo Bender e apresentam seus projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o Município como um todo.

A novidade neste ano será a oficina de capacitação destinada aos professores responsáveis pela proposta nas escolas. “O intuito é que eles estejam melhor preparados para auxiliar os alunos no momento da elaboração das proposições legislativas, que serão apresentadas na Sessão do Vereador Mirim, prevista para 29 de outubro”, explicou a diretora Carolina. Confira mais informações e a revista do Vereador Mirim aqui.

Calendário das palestras










 

Vereador Mirim