Cojur delibera sobre projetos de parlamentares

por Jaime Freitas última modificação 01/08/2023 20h17
1º/08/2023 – Nesta segunda-feira, 31 de julho, foi realizada reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur), que apreciou dois projetos de lei, ambos de vereadores da Casa. O Projeto de Lei nº 35/2023, de autoria de Enio Brizola (PT), propõe alterações na lei que regulamenta as tarifas da Comusa. Já o Projeto de Lei nº 37/2023, de Inspetor Luz (MDB), prevê a criação de um programa de prevenção à violência escolar. As comissões de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (Coosp) e de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor (Codir) também reuniram-se para discutir temas de interesse público, mas não apreciaram projetos.
Cojur delibera sobre projetos de parlamentares

Foto: Jaime Freitas/CMNH

O Projeto de Lei nº 35/2023 pretende alterar a alínea “b” do inciso I do Art. 5º da Lei nº 3.157/2018, que trata da regulamentação das tarifas dos serviços públicos de abastecimento de água potável, de esgotamento sanitário e demais serviços afins prestados pela Comusa. Autor do projeto e membro da Cojur, Enio Brizola ficou impedido de votar. Seus pares, o presidente do colegiado, Ricardo Ritter – Ica (PSDB), e o secretário Ito Luciano (PTB), votaram por pedir maiores explicações aos procuradores da Câmara, para dirimir dúvidas. O parecer da Procuradoria opina pela antijuridicidade da proposição, tendo em vista a existência de dispositivos cuja iniciativa cabe, de forma privativa, à chefe do Poder Executivo, bem como pelo descompasso com os princípios do equilíbrio e da razoabilidade e com os comandos impostos pelo art. 113 do ADCT (impacto orçamentário e financeiro). Em reunião anterior, a Cojur já havia acatado o parecer da Procuradoria da Casa e determinado a notificação do autor para que, querendo, apresentasse impugnação. Notificado, Brizola apresentou defesa, que foi analisada pelo colegiado. Clique aqui para ter acesso à impugnação.

Já o Projeto de Lei nº 37/2023, que prevê a criação do Programa de Prevenção à Violência Escolar, foi rejeitado pela Cojur. O parecer da Procuradoria da Casa opinou pela antijuridicidade da proposição, tendo em vista que a iniciativa para legislar sobre o objeto da proposição pertence, de forma privativa, à chefe do Poder Executivo. A Cojur determinou a notificação do autor para que, querendo, apresente impugnação no prazo de dez dias úteis.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. As comissões permanentes se reúnem semanalmente na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.