Coedu recebe grupo de estudantes secundaristas que pedem devolução da sede da UENH

por Jaime Freitas última modificação 09/04/2024 13h33
09/04/2024 – A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu) recebeu na tarde desta segunda-feira, 08, um grupo de alunos secundaristas de escolas estaduais de Novo Hamburgo. Os estudantes buscam recriar a Casa do Estudante, com a retomada da sede União dos Estudantes de NH (UENH). O grupo foi recepcionado pela relatora Lourdes Valim (Republicanos) e pelo secretário Cristiano Coller (PP). A UENH, fundada em 14 de março de 1948, é uma entidade histórica do Movimento Estudantil, filiada à União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).
Coedu recebe grupo de estudantes secundaristas que pedem devolução da sede da UENH

Foto: Jaime Freitas/CMNH

O estudante secundarista Yuri Leite dos Santos, atual presidente da UENH, reforçou o pedido de devolução ou uma nova sede para o diretório estudantil que a UENH ocupava em Novo Hamburgo, conforme havia manifestado na Tribuna Popular em Sessão Plenária realizada no mês passado. “Como é de conhecimento público, em 2022, a prefeitura solicitou a Casa da Juventude (Caju), também sede da UENH, para uso da Secretaria de Desenvolvimento Social e, até o momento, não foi usada para nenhuma atividade, estando fechada desde então. Reivindicamos um espaço para recriar nossa sede não por comodidade, mas por uma questão de direito e de justiça. Fomos privados de um espaço fundamental para a nossa organização e mobilização estudantil”, destacou Yuri.

A vereadora Lourdes Valim, que ocupou a presidência da comissão por ausência justificada do titular, o vereador Felipe Kuhn Braun (PSDB), recebeu em mãos um “Manifesto pela Reconquista da Sede da União dos Estudantes de Novo Hamburgo” dos estudantes Cristian Carrasco (Colégio Estadual Dr. Wolfram Metzler), Maria Fernanda (Colégio Estadual 25 de Julho), Sofia Pozzobon e Valentine (Escola Estadual Osvaldo Aranha), e do presidente da UENH, Yuri Leite (Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini).

Durante o encontro, os estudantes apresentaram argumentos consistentes sobre a importância da sede da UENH para as atividades estudantis, enfatizando que o espaço não serve apenas como local de reuniões, mas como um ponto de referência para debates, eventos culturais e articulações de políticas estudantis. A relatora Lourdes Valim expressou solidariedade ao pleito dos estudantes e comprometeu-se a encaminhar o manifesto à Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, à Secretaria de Educação e às autoridades competentes, visando buscar uma solução para a questão da sede da UENH.

Ao término da reunião, os alunos secundaristas se mostraram esperançosos com o apoio recebido e reiteraram seu compromisso em continuar lutando pela reconquista do espaço que consideram essencial para o fortalecimento do movimento estudantil na cidade.

 

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Cojur se reúne às segundas-feiras, a partir das 17 horas, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.