Cidadão denuncia problemas envolvendo funcionários da vacinação

por Daniele Silva última modificação 09/12/2021 19h47
09/12/2021 – A reunião da Comissão de Saúde (Cosde) da Câmara da última segunda-feira, 6, debateu questões envolvendo funcionários que atuam no drive-thru de vacinação organizado pela Prefeitura. Conforme o cidadão Tiago Pereira, servidores sofreriam perseguição por parte da coordenação do setor. Também haveria problemas com a alimentação de enfermeiros que trabalham no local. A diretora de Saúde, Juliana Forneck, rebateu as denúncias, informando que há diferentes formas de contratação no Executivo. Nos próximos dias, o grupo de trabalho formado por Ito Luciano (PTB), Vladi Lourenço (PSDB) e Lourdes Valim (Republicanos) deverá averiguar as informações e avaliar a situação.
Cidadão denuncia problemas envolvendo funcionários da vacinação

Foto: Rodrigo Westphalen/CMNH

Pereira, cuja esposa trabalhou no drive da Fenac contratada pela Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, reclamou da mudança feita pela administração quanto à entrega de lanches aos técnicos de enfermagem e sobre o fechamento de uma sala que era utilizada pela equipe. A diretora Juliana explicou que houve apontamento em relação ao fornecimento de alimentos àqueles que já recebem um valor específico de vale-alimentação. Sobre a sala, informou que o espaço tinha problemas na estrutura e deverá ser reformado. A gestora questionou a presença constante de Pereira em um local reservado somente aos trabalhadores e lembrou da responsabilidade dos servidores, que já aplicaram mais de 370 mil doses de imunização contra a Covid-19.

Relator da Cosde, Vladi disse que a comissão encaminhará ofício pedindo informações à Secretaria de Saúde. O presidente, Ito Luciano, garantiu que, após o recebimento dos dados, a Câmara dará retorno ao cidadão. Pereira explicou que a esposa pediu demissão da Fundação por motivos de saúde. Mesmo assim, ele quis trazer o assunto aos vereadores no intuito de melhorar as condições de trabalho nos locais de vacinação.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comissão de Saúde se reúne às segundas-feiras na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.