Cidadã pede solução de moradia para sua filha
Sua principal reivindicação é pela concessão de um terreno onde possa construir casas para ela e para sua filha e genro. Ela reclama ainda do atraso no depósito do aluguel social, o que faz com que a quantia paga mensalmente ao locatário seja acrescida de juros. “Minha filha deveria ter recebido no quinto dia útil, mas o valor só foi depositado este mês no dia 15”, relatou. Ivanir disse ainda que a falta de reajuste do aluguel social não acompanha as necessidades dos beneficiados, uma vez que os proprietários tendem a aumentar o valor de cobrança anualmente. Ela também afirmou que sua filha deveria receber uma cesta básica mensal, o que não vem ocorrendo. A comissão, formada por Tita (PP), Enfermeiro Vilmar (PDT) e Fernando Lourenço (SD), tratará a questão junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.
Defesa Civil
Durante a reunião, os parlamentares também abordaram outras três pautas, duas delas provocadas por moradores. A primeira refere-se a um estabelecimento para animais de estimação que estaria perturbando vizinhos – a comissão buscará maiores informações sobre o local exato da ocorrência. Outra situação é um pedido de estudo de complementação da legislação para que sejam garantidas vagas de estacionamento rotativo também para gestantes. Por fim, a Codir discutiu a possibilidade de convocar representantes da Defesa Civil para participar de uma sessão ordinária da Câmara. A abertura de espaço tem o objetivo de coletar informações sobre a variedade e a quantidade dos materiais estocados e sobre como se dá o acesso a eles.
O que são as comissões?
A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Codir se reúne às segundas-feiras, a partir das 15h30min, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.