Carreteada de Lomba Grande pode se tornar patrimônio histórico-cultural

por Jaime Freitas última modificação 26/07/2022 00h09
25/07/2022 – A tradicional Carreteada de Lomba Grande, que chegou este ano a sua 18ª edição, pode em breve se tornar patrimônio histórico-cultural imaterial de Novo Hamburgo. Nesta segunda-feira, 25, a Câmara aprovou por unanimidade pedido de tombamento apresentado pelos vereadores Gerson Peteffi (MDB) e Gustavo Finck (PP). Sob forma do Projeto de Lei nº 41/2022, a proposta ainda deve passar por nova votação nesta quarta, 27, antes de ser enviada para avaliação do Executivo.
Carreteada de Lomba Grande pode se tornar patrimônio histórico-cultural

Foto: Daniele Souza/CMNH

Na justificativa, os autores destacam que o evento fomenta o turismo rural na cidade e promove o resgate de tradições. “A Carreteada é importante vetor de desenvolvimento humano e econômico, assim como uma manifestação cultural que marca a comunidade de Lomba Grande. Somente na última edição, o evento reuniu 300 carretas com integrantes de diversas cidades da região, em uma festa cheia de amor à zona rural”, ressaltam os parlamentares. Organizada pela Associação dos Amigos Carreteiros de Lomba Grande, a atividade integra o calendário de eventos do Município desde 2004

Ao defender a proposta na tribuna, Gustavo Finck fez uma apresentação sobre a história da carreteada até os dias de hoje. "Tornar a carreteada um patrimônio de Novo Hamburgo garante à nossa cidade a preservação desse valor, dessa cultura, o que permitirá que gerações futuras conheçam o seu passado, identidade e cultura do nosso povo", frisou o parlamentar. Na sequência, Gerson Peteffi ocupou a tribuna e saudou o trabalho de pesquisa histórica do colega Finck. "A Carreteada de Lomba Grande já está inclusa no calendário oficial da cidade. Agora, tornando-se patrimônio histórico, nada pode revogar este ato, que se torna 'imortal' nos aspectos turísticos e culturais. Ela é do povo de Novo Hamburgo", declarou o edil.

Embora não tendo a autoria da proposta, Ricardo Ritter - Ica (PSDB) defendeu-a também na tribuna. "A Carreteada de Lomba Grande é um evento que mais caracteriza aquela comunidade, mas não só quem mora lá, pois é percebida a participação de pessoas identificadas com aquela cultura, como o pessoal de Nova Hartz, Parobé e Gravataí", relatou Ica. Raizer Ferreira (PSDB) também saudou a iniciativa dos colegas, destacando os números do evento. "São mais de 300 carretas participando do desfile. É algo fantástico. Eu nunca vi, na história gaúcha, algo que tenha este tamanho, trazendo uma cultura tão forte e tão antiga, que permanece viva no decorrer do tempo", disse o vereador.  Semilda-Tita também declarou apoio à proposta. "Vocês estão conseguindo manter uma tradição em que os filhos acompanham os pais, que valoriza o respeito aos animais que trabalham no campo e ajudam o colono na labuta da lavoura. Infelizmente, em outros lugares do Estado, essa tradição já se perdeu. Que aqui ela se perpetue", enalteceu Tita. 

Representando a Associação dos Carreteiros de Lomba Grande, Décio Machado fez um agradecimento à Casa pela aprovação em primeiro turno do projeto de lei. "Nosso trabalho é no campo e nossa cultura reside em Lomba Grande. O que foi votado hoje é a preservação da nossa história. Muito obrigado!", declarou Machado.

 Leia também: Câmara aprova repasse de R$ 15 mil para a Carreteada de Lomba Grande

 

Leia na íntegra o PL nº 41/2022.

 


A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: ,