Canteiro na Primeiro de Março se chamará Largo Daniel Dourado Premaor
Nascido em 21 de agosto de 1967, Premaor formou-se técnico em Química pela Fundação Liberato e trabalhou por toda sua vida no Polo Petroquímico, em Triunfo. Sua maior paixão, no entanto, eram os carros antigos. Fundador da Associação Brasileira de Colecionadores de Veículos Antigos (TopClassic) e ex-presidente do Veteran Car Club Novo Hamburgo, foi um dos idealizadores da Expoclassic, um dos maiores eventos do segmento no país, e diretor regional da Federação Brasileira de Veículos Antigos.
“Mas não foi apenas essa sua paixão que fez dele uma pessoa tão especial. Daniel Dourado Premaor também era um grande defensor das causas sociais, criando o projeto Kombi do Bem, que arrecadava alimentos para beneficiar pessoas em vulnerabilidade social, especialmente crianças e idosos”, enaltece Raizer. Premaor faleceu em julho de 2021, perto de completar 54 anos. “Vítima da Covid-19, sua partida prematura deixou um grande vazio na comunidade de Novo Hamburgo. E é por isso que o projeto de lei proposto é tão importante. É uma forma de perpetuar sua memória e reconhecer tudo o que ele fez pela cidade”, complementa o autor.
Apesar da votação unânime em primeiro turno, o Projeto de Lei nº 17/2023 ainda precisará confirmar a aprovação durante a próxima sessão plenária, marcada para esta quarta-feira, 7, antes de ser encaminhado para avaliação do Executivo.
Apoio dos parlamentares
Antes da votação, os vereadores Gerson Peteffi (MDB) e Ricardo Ritter – Ica (PSDB) também deixaram suas palavras sobre o homenageado. “Trazer o nome de Daniel Premaor a um bem público desta cidade é um momento de muita inspiração e justiça social. Em tempos de antagonismo, temos nele uma pessoa que inspira união e convergência. Ele só trouxe o bem. Uma pessoa que partiu prematuramente, mas que uniu uma comunidade inteira por meio de gestos simples, porém ousados”, comentou Peteffi.
Ica acompanhou o discurso do colega. “Era um cidadão que fazia de tudo para manter o ambiente sempre cordial. Uma pessoa muito discreta, tranquila, mas eficiente em suas missões”, emendou.
Representando familiares e amigos do homenageado presentes à sessão plenária, o atual presidente da TopClassic, Diogo Boos, salientou as diferentes contribuições de Premaor para a cidade e a cultura dos carros antigos. “Vocês falaram muito bem sobre o Daniel ser um conciliador. Era aquele irmão mais velho que nos pedia calma e paciência. Um amigo muito presente, atuante e também com esse olhar social. Sempre desempenhou o seu melhor. Tudo o que fazia era de coração, mas com muita razão. Agradecemos a sensibilidade desta Casa. Para nós, esta homenagem é muito importante. Seus netos terão essa referência sempre que passarem pelo largo. É um local maravilhoso na nossa cidade, onde poderemos nos concentrar antes das nossas viagens”, finalizou Boos.
A aprovação em primeiro turno
Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.