Câmara terá sessão solene em homenagem aos 55 anos da Valderez
No final da década de 1960, por terem conhecimento dos processos de emplacamento de veículos, Valderez e seu marido Geneci Leal eram procurados em Novo Hamburgo para agilizar as documentações junto aos órgãos de trânsito. A atividade de despachante se consolidaria a partir da abertura do primeiro escritório, em 26 de maio de 1969. Era o início da marca Valderez.
No mesmo ano, o casal instalou sua autoescola, pioneira na implantação de comandos duplos de pedais e direção. Em 1997, com a mudança da legislação, a atividade foi credenciada pelo Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) a prestar serviços de habilitação de motoristas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) Valderez em Nova Hartz, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapiranga. Desde 1983, a família conta também com uma corretora de seguros. Somados, os empreendimentos empregam mais de 200 pessoas, sendo metade delas em Novo Hamburgo.
Aos 81 anos, Valderez permanece hoje como conselheira dos negócios, mas já administrados por novas gerações da família. Natural de Encantado, o trabalho desenvolvido pela empresária na cidade rendeu-lhe em 2019 o título de Cidadã de Novo Hamburgo.