Câmara terá semana cheia com a realização de duas sessões solenes

por Luís Francisco Caselani última modificação 25/09/2023 16h40
25/09/2023 – A reta final de setembro será repleta de atividades na Câmara de Novo Hamburgo. Além das tradicionais plenárias de segunda e quarta-feira, com a votação em dois turnos da Lei de Diretrizes Orçamentárias, a última semana do mês também prevê duas sessões solenes e audiência pública para a avaliação das contas do Executivo. Todas as atividades ocorrerão no Plenário do Legislativo, serão abertas ao público e terão transmissão ao vivo pela TV Câmara.

As sessões solenes ocorrerão nas noites de terça e quinta-feira, com início às 19h. Na terça, 26, a homenagem será aos 35 anos do Ministério Batista Cristo é a Vida (MBCV). Com sede no bairro São Jorge e presença em outras 11 cidades do Rio Grande do Sul e da Bolívia, a igreja terá seu trabalho reconhecido em cerimônia proposta pelo vereador Ito Luciano (PTB).

Já na quinta, 28, a celebração aos 45 anos do Movimento Roessler para Defesa Ambiental acontece por requerimento de Felipe Kuhn Braun (PP). Organização sem fins lucrativos fundada em Novo Hamburgo, a instituição tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação e conservação do planeta e da adoção de práticas sustentáveis. Reconhecido como uma das principais iniciativas ambientalistas do estado, o Movimento Roessler atua na realização de estudos sobre biodiversidade, elaboração de projetos para a proteção e recuperação do meio ambiente, organização de atividades educativas e fiscalização de crimes ambientais.

Prestação de contas

Na sexta, 29, a partir das 10h, o Plenário da Câmara recebe audiência pública para avaliação do cumprimento das metas fiscais do Poder Executivo durante os oito primeiros meses de 2023. Os dados serão apresentados pela Secretaria da Fazenda, em reunião convocada e conduzida pela Comissão de Finanças (Cofin), composta pelo presidente Raizer Ferreira (PSDB), o relator Darlan Oliveira (PDT) e o secretário Cristiano Coller (PTB).

Ao contrário dos demais eventos, que também serão veiculados no canal 16 da Claro, a audiência terá transmissão exclusiva pelo youtube.com/TVCamaraNH. A prestação de contas quadrimestral é prevista pela Lei Complementar Federal nº 101/2000, que estrutura a fiscalização e o controle dos gastos de estados e municípios, além de promover a transparência das finanças públicas.