Câmara reinaugura Galeria das Legislaturas

por Jaime Freitas última modificação 20/11/2019 23h38
20/11/2019 - Os nomes de todos os vereadores e suplentes que contribuíram para a construção de Novo Hamburgo estão agora em destaque no corredor de acesso ao Plenário da Câmara. Quadros novos com as composições de cada uma das 17 legislaturas que conduziram o Parlamento durante os mais de 90 anos da cidade estão expostos a todos que visitarem o Palácio 5 de Abril. A sessão solene de reinauguração da galeria ocorreu na noite desta quarta-feira, 20 e contou com a participação dos atuais vereadores que compõem a 17ª Legislatura e ex-vereadores de legislaturas anteriores.
Câmara reinaugura Galeria das Legislaturas

Fotos: Daniele Souza/CMNH

Na abertura, o atual presidente do parlamento hamburguense, Raul Cassel (MDB), recepcionou os colegas e ex-colegas de parlamento. Após nominarem os atuais e os antigos vereadores de Novo Hamburgo presentes ao evento, Cassel, passou a palavra ao ex-vereador Ivo Strack, que falou em nome de todos os que já ocuparam o cargo de vereador no município.

“Apesar da minha longeva idade não poderia deixar de estar presente aqui, na noite de hoje. Mesmo com restrições de saúde, agradeço ao convite recebido para estar entre colegas. Trabalhamos muito para conseguir fazer progredir esse município, e fizemos com amor, unidos na maioria das vezes. Infelizmente nos falta condições para continuar representando o povo hamburguense, mas temos outros representantes, que darão continuidade ao trabalho por essa gente boa de Novo Hamburgo”, disse o ex-parlamentar.

Raul Cassel ressaltou que a iniciativa restabelece um compromisso com a história da cidade e da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. “Acredito que já tive a oportunidade de cumprimentar pessoalmente praticamente todos que estão aqui. Gostaria de agradecer imensamente aos colegas atuais e aos do passado, que tiraram o seu dia para vir prestigiar esse momento de resgate à memória. Ao darmos uma volta pela Câmara é possível ver muitas fotos antigas espalhadas pelos andares e corredores, mas o que mais me chamou a atenção foi que não havia um registro formal àqueles vereadores que, de maneira especial, muito se dedicaram e trabalharam por nossa cidade. Por motivos diversos, de composição do momento, muitos não tiveram oportunidade de ocupar a presidência, já eternizada em fotos dentro do nosso Plenarinho. Então, penso que todos serão lembrados por meio dessa nova galeria, que também será perene ao longo dos tempos. Sejam vereadores titulares, vereadores suplentes que ocuparam por alguns poucos dias, outros mais." 

O presidente enfatizou que é importante lembrar de todos que em algum momento de suas vidas, acharam que poderiam contribuir com a cidade, buscaram uma agremiação partidária, inscreveram-se em algum partido, enfrentaram as urnas, disputaram eleições e foram alçados à vereança pelo voto dos cidadãos. "Deram, de alguma forma, sua contribuição para a construção da cidade de Novo Hamburgo, cada um com características próprias. Aqui sentaram e honraram o lugar que ocuparam nessas cadeiras e ajudaram a construir a Novo Hamburgo que é hoje, mesmo enfrentando muitos percalços e muitas dificuldades. Esta é uma casa onde normalmente permeiam os problemas da comunidade de diversas ordens, mas é também uma casa de construções. Então, nada mais justo do que homenagear aqueles que cumpriram a sua missão ao longo dos tempos dentro do Poder Legislativo de Novo Hamburgo”, relatou o presidente da Casa, que fez um reconhecimento especial aos servidores da Câmara pelo empenho na realização e produção da nova galeria, com baixíssimo custo ao erário.

Dando sequência à cerimônia, foi realizada uma apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, com os músicos Gustavo Reis e David Garcia, nos violinos, Christine Haruka Tao, na viola, e Ailton Gomes de Abreu, no violoncelo.

Após a apresentação, todos os atuais e ex-vereadores ocuparam o plenário para uma fotos coletiva. Depois, as autoridades presentes na mesa de honra foram convidadas a descerrar os quadros no “Espaço da Galeria das Legislaturas da Câmara Municipal de Novo Hamburgo”.

Além das legislaturas, agora ocupando um espaço de destaque na entrada do plenário, também foi apresentado um novo local de reconhecimento aos conselheiros municipais que formaram o primeiro parlamento hamburguense, dois meses após a emancipação da cidade. A reativação do espaço corrobora um movimento recente da Câmara de resgate tanto de sua história quanto da criação e crescimento de Novo Hamburgo. Em novembro de 2018, o Legislativo inaugurou o Memorial Leopoldo Petry, coleção pública que reúne fotografias antigas digitalizadas do município, bem como informativos e equipamentos utilizados ao longo das décadas pelos vereadores e funcionários da Casa.