Câmara reativa campanha de arrecadação de obras literárias para a Biblioteca Municipal

por Luís Francisco Caselani última modificação 30/10/2019 20h13
30/10/2019 – Em julho, a Câmara de Novo Hamburgo iniciou uma ação de arrecadação de livros de literatura adulta e infantojuvenil. O objetivo era incrementar o acervo da Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, então prestes a ter suas portas reabertas à população. Agora, a campanha “Já imaginou ajudar alguém a embarcar nessa aventura?” será retomada. Até o dia 14 de novembro, uma caixa coletora ficará posicionada no saguão da Câmara para receber as doações. Aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, a sede do Legislativo hamburguense fica na rua Almirante Barroso, 261, no Centro.
Câmara reativa campanha de arrecadação de obras literárias para a Biblioteca Municipal

Crédito: Lucas Fillmann/CMNH

A reabertura da campanha foi anunciada pelo presidente Raul Cassel (MDB) durante a sessão plenária desta quarta-feira, 30. Segundo o vereador, o objetivo é atingir a meta de mil exemplares doados. A primeira etapa da ação encerrou no início de setembro com a entrega de 630 obras literárias. A proposta resulta de uma atualização do projeto Compartilhando o Saber, instituído por meio do Decreto Legislativo n° 10/2014. Naquele ano, diversos títulos didáticos foram destinados à Biblioteca Municipal. Desta vez, a ideia é concentrar a ampliação em volumes de prosa e verso, principal carência do acervo.

Reforma

Situada em prédio de 1908, a Biblioteca passou a ser sediada na Praça da Bandeira, 66, no Centro, a partir de 18 de fevereiro de 1982. Tombado como patrimônio público em 1978, o imóvel foi reformado recentemente, sendo reaberto no início de setembro. Segundo a Secretaria de Cultura, o prédio passou por troca do telhado, adaptação dos banheiros, colocação de piso tátil, reforma do anexo que abriga o Arquivo Público, informatização do sistema, adaptação da rede lógica e nova entrada de energia elétrica.