Câmara realiza segunda palestra do Projeto Vereador Mirim

por Tatiane Souza última modificação 30/05/2017 21h09
30/05/2017 – Na tarde desta terça-feira, 30, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Elvira Brandi Grin e Arnaldo Grin participaram da segunda palestra do Projeto Vereador Mirim. O objetivo da iniciativa, promovida pela atual Mesa Diretora – Patricia Beck (PPS/presidente), Naasom Luciano (PTB/vice), Felipe Kuhn Braun (PDT/1° secretário) e Vladi Lourenço (PP/2° secretário) –, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, é ajudar na formação para a cidadania de alunos do 6° ao 9° ano.

IMG_9684.jpgOs vereadores Naasom Luciano (PTB), Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PDT) e Professor Issur Koch (PP) deram boas-vindas aos alunos e explicaram as funções dos vereadores e os conceitos de política e democracia. O diretor interino da Escola do Legislativo, Artêmio Friedrich, fez a apresentação da Câmara e palestrou sobre cidadania, constituição, democracia, importância do voto, os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. Ele também falou sobre as câmaras municipais, representatividade e as funções do vereador. 

IMG_9597.jpgO professor Flávio Keller, coordenador de Gestão Escolar, representou a Secretaria Municipal de Educação na segunda palestra do projeto Vereador Mirim. 

Os alunos assistiram a um vídeo institucional e fizeram uma visita guiada pelo legislativo hamburguense. No final do encontro, foi aberto espaço para questionamentos dos alunos. 

Saiba mais sobre as escolas participantes 

A EMEF ARNALDO GRIN está localizada na rua Montevidéu, nº 902, no bairro Santo Afonso, o qual surgiu em 1949 e que ocupa 12,61% de toda a área do Município. Praticamente dois terços de sua área fazem parte da zona especial de preservação ambiental. A escola mudou-se para o prédio em que está atualmente instalada, no ano de 1996. A primeira diretora foi a professora Maria de Fátima Kuntzler e exerceu a direção até o ano 2000. A administração conta com a diretorMarisa Isabela Gröff; a vice-diretora Valquiria Weimer e vice-diretora EJA, Claudia da Silva Ribeiro. a coordenação pedagógica é formada por Renata Oliveira Osório, Cláudia Gisele de Oliveira e Angela Maria Quaresma, EJA, sendo orientadora educacional, Adriana Larsen. Atualmente, a escola conta com 481 alunos no turno diurno e mais 143 alunos na Escola de Jovens e Adultos (EJA), que são atendidos por 44 professores

IMG_9631.jpgA EMEF ELVIRA BRANDI GRIN está localizada na rua Travessão, nº 810, no bairro Rondônia, cujo antigo nome era Floresta Imperial (Kaiserwald), por ter sido local que serviu de descanso ao imperador Dom Pedro II, quando visitou o Sul do Brasil. Inclusive um ponto turístico destaque do bairro Rondônia é o Parque Floresta Imperial. No bairro, encontram-se ainda o Centro Administrativo do Município Leopoldo Petry, a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. A escola foi inaugurada em 9 de abril de 1972. Recentemente, na Câmara Municipal, a instituição foi homenageada pelos seus 45 anos de existência. A primeira diretora foi a professora Iara Hendges. A administração atual conta com a diretora Ana Paula Dick Schleich; as vice-diretoras Adaieni Kerber e Hildegard Westerich Ficher. a coordenação pedagógica é formada por Graciela de Barcellos Linhares e Valesca Inez Schneider, sendo orientadora educacional, Lara Patrícia Cayser. A escola conta, atualmente, com 594 alunos, que são atendidos por 39 professores.IMG_9657.jpg

Leia mais sobre o projeto e a primeira palestra, realizada no dia 16 de maio, para alunos da Escola João Goulart.  

Clique aqui para ver mais fotos da atividade.