Escola João Goulart é a primeira a participar do Projeto Vereador Mirim

por Maíra Kiefer última modificação 16/05/2017 18h30
16/05/2017 – Na tarde desta terça-feira, 16, foi realizada a primeira palestra do projeto Vereador Mirim. Os participantes foram alunos de três turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart. O objetivo da iniciativa, promovida pela atual Mesa Diretora – Patricia Beck (PPS/presidente), Naasom Luciano (PTB/vice), Felipe Kuhn Braun (PDT/1° secretário) e Vladi Lourenço (PP/2° secretário) –, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, é ajudar na formação para a cidadania de alunos do 6° ao 9° ano.

A jornalista Maíra Kiefer deu a largada, apresentando a equipe de servidores que trabalhou para que a proposta se tornasse realidade. Patricia frisou que a política pode parecer chata, mas é importante conhecê-la, pois está presente em tudo. Os vereadores presentes fizeram uma breve apresentação – Felipe Kuhn Braun, Vladi Lourenço, Fernando Lourenço, Nor Boeno, Naasom Luciano, Sergio Hanich - Serjão e Professor Issur Koch.

Também estiveram presentes os integrantes da Comissão de Apoio ao Projeto Vereador Mirim: Álvaro Luis Gonçalves Santos, Jaime Eduardo Vieira de Freitas, Nilo da Gama Lobo, Raquela Rabelo da Silva e Tatiane Lopes de Souza. 

Representando a Secretaria Municipal de Educação, Ana Maria Leal de Lima Marschall disse que a Prefeitura está muito feliz por fazer parte do projeto. A diretora da João Goulart, Luciana Martins, agradeceu a oportunidade. “Fizemos a opção de participar porque acreditamos ser muito importante. Já temos eleitores entre nós, alunos com 16 anos que têm a opção de tirar o título.”

Após, os pequenos fizeram um lanche. Em seguida, o diretor da Escola do Legislativo, Artêmio Friedrich, falou sobre cidadania. Ele frisou que o artigo 1° da Constituição Federal destaca que um dos princípios da República Federativa Brasileira é a cidadania. “O que é ser cidadão? É ter um conjunto de direitos e de deveres.”

Friedrich salientou que o voto é um direito, por meio do qual escolhemos desde o vereador até o presidente e participamos de decisões importantes. “Algumas pesquisas mostram que os brasileiros esquecem em quem votaram em um ano. Como vamos cobrar se não lembramos?”, disse. Entre os tópicos abordados, estavam também a divisão dos poderes e o papel da Câmara Municipal e dos vereadores.

Os estudantes fizeram perguntas após a explanação.

Os alunos da João Goulart ainda vão escolher seus próprios “vereadores”, que trarão suas propostas à Câmara. Ao todo, sete escolas farão parte do projeto este ano.  

Veja mais fotos da primeira palestra do Projeto Vereador Mirim: www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo