Câmara promove primeira edição do Prêmio Adalberto Snel

por Luís Francisco Caselani última modificação 16/08/2024 14h09
16/08/2024 – Criado no final do ano passado, o Prêmio Jurídico Adalberto Alexandre Snel terá sua primeira cerimônia de entrega na noite da próxima quinta-feira, 22. Idealizada pela Câmara de Novo Hamburgo, a honraria reconhece profissionais e entidades locais com destacada atuação na área do direito. Em sua edição inaugural, serão 14 homenageados. A sessão solene ocorre às 19h30 no Plenário do Legislativo, na rua Almirante Barroso, 261, no Centro. Aberto ao público, o evento também terá transmissão ao vivo pelo canal 16 da Claro e pelo youtube.com/TVCamaraNH.

Proposta pelo vereador Felipe Kuhn Braun (PSDB), a distinção foi criada a partir da aprovação unânime do Decreto Legislativo nº 6/2023. O texto prevê a possibilidade de reconhecimento a juízes, promotores, procuradores, defensores públicos, advogados, escritórios e instituições. Cada parlamentar pode realizar uma indicação por ano. Na primeira edição, 13 profissionais e um escritório serão agraciados com o troféu.

Snel

Além dos laureados da noite, a própria premiação traz em si uma homenagem. Natural de Estrela, Adalberto Alexandre Snel teve uma longa trajetória de serviços prestados à cidade de Novo Hamburgo. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ingressou como promotor no Ministério Público em 1952. Na mesma década, mudou-se para Novo Hamburgo, onde trabalharia por 32 anos como procurador do Município.

Durante sua vida profissional, também atuou como professor universitário e presidiu a primeira gestão da subseção hamburguense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/NH). Forte liderança cidadã e comunitária, foi vereador entre os anos de 1956 e 1959. Snel faleceu no dia 28 de março de 2021, aos 94 anos.

Conheça os 14 homenageados:

- André von Berg (indicado por Darlan Oliveira – MDB)

- Buratti Advocacia (escritório indicado por Inspetor Luz – PP)

- Carlos Fernando Noschang Júnior (indicado por Gustavo Finck – PP)

- Cintia Brenner (indicada por Cristiano Coller – PP)

- Clarisete Dutra (indicada por Vladi Lourenço – Podemos)

- Dailor dos Santos (indicado por Tita – PSDB)

- Deiwid Amaral da Luz (indicado por Fernando Lourenço – Solidariedade)

- Helio Feltes (indicado por Gerson Peteffi – MDB)

- Isadora Cunha (indicada por Enio Brizola – PT)

- Jaderson Paluchowski (indicado por Raizer Ferreira – PSDB)

- Ruy Noronha (indicado por Ricardo Ica Ritter – MDB)

- Sirlei Pavlak (indicada por Ito Luciano – Podemos)

- Veridiana Fumegalli Paiva (indicada por Lourdes Valim – Republicanos)

- Vinícius Bondan (indicado por Felipe Kuhn Braun – PSDB)