Câmara presta homenagem pelos 90 anos do Hospital Regina

por Jaime Freitas última modificação 05/10/2020 23h14
05/10/2020 - Para marcar os 90 anos do Hospital Regina, o vereador Raul Cassel (MDB) propôs uma homenagem, que aconteceria na sessão plenária desta segunda-feira, 5. Em razão das restrições impostas pela pandemia provocada pelo novo coronavírus, foi realizada uma pequena cerimônia no gabinete da Presidência, com a presença do presidente da Casa, o vereador Gerson Peteffi (MDB), do proponente, Raul Cassel, da diretora Executiva do Hospital Regina, Gisele Albaneo, e da gerente assistencial da instituição, Sandra Helena Moraes.
Câmara presta homenagem pelos 90 anos do Hospital Regina

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Cassel destacou a dificuldade de se construir uma história tão longa como a do Hospital Regina. “O maior desafio é a luta por uma saúde de qualidade”, disse. O parlamentar, que nasceu na instituição, além de fazer parte do corpo clínico e de ter sido paciente, lembrou que a casa de saúde sempre buscou o auxílio da tecnologia para atender os pacientes com as mais modernas técnicas disponíveis no mercado.

Gerson Peteffi, que também nasceu no Regina, relembrou da capacidade dos imigrantes alemães, ao perceberem a importância e a necessidade de criar um hospital para a região e enalteceu a instituição. “Eu não tenho nenhuma dúvida que nós temos um dos principais hospitais do Estado do Rio Grande do Sul”, destacou o parlamentar.

Uma placa comemorativa foi entregue pelo vereador Raul Cassel à diretora Gisele, que agradeceu aos parlamentares pela homenagem em nome da Associação Congregação de Santa Catarina.

História

O Hospital Regina nasceu em 1930, a pedido da comunidade de Hamburger-Berg, do prefeito à época, Major Leopoldo Petry e do então governador do Estado, Dr. Borges de Medeiros. Recebeu este nome em homenagem à fundadora da Congregação das Irmãs de Santa Catarina – Regina Protmann, que com carisma especial, se dedicou aos enfermos, visitando e tratando-os em suas casas.

O hospital foi construído e idealizado pela Congregação das Irmãs de Santa Catarina. No início, apenas três delas trabalharam no Hospital e com muito empenho, lançaram o fundamento desta obra que hoje possui quase 90 anos.

O trabalho desenvolvido sempre foi baseado na firmeza de propósitos, dedicação, princípios humanísticos e profissionalismo, que marcaram a trajetória do Regina.

Fonte: https://hospitalregina.com.br/hospital/apresentacao-hospital-regina-novo-hamburgo-rs 

registrado em: ,