Câmara presta homenagem pelo cinquentenário do Lions Courocap

por Jaime Freitas última modificação 15/08/2019 23h31
15/08/2019 - A Câmara Municipal de Novo Hamburgo promoveu na noite desta quinta-feira, 15 de agosto, uma sessão solene para celebrar o aniversário de 50 anos do Lions Clube Novo Hamburgo Courocap. A homenagem foi proposta pela bancada do PDT, formada pelos vereadores Felipe Kuhn Braun e Enfermeiro Vilmar e endossada pelos demais parlamentares.
Câmara presta homenagem pelo cinquentenário do Lions Courocap

Foto: Daniele Souza/CMNH

A fala do vereador Felipe Kuhn Braun trouxe destaque à relevância do trabalho realizado pelo Lions Courocap. “Hoje a nossa cidade comemora os 50 anos de uma história muito linda, a história de vocês, do Lions Club Novo Hamburgo Courocap. Eu fico muito feliz em recebê-los aqui no nosso Parlamento. Fazemos uma singela homenagem em reconhecimento ao grande trabalho que dedicam ao nosso Município. Somos sabedores do alcance do trabalho voluntário realizado por vocês em diversas áreas profissionais e sociais, trabalho esse que faz a diferença na vida de muita gente. O poder público muitas vezes não dá conta de enorme demanda que enfrenta e graças aos clubes Lions, pois temos outros grupos que também se fazem presentes na nossa sociedade, é possível termos avanços importantes na comunidade. Mais uma vez, meus parabéns pelo cinquentenário e muito obrigado por ajudarem a fazer uma cidade melhor para todos nós”, disse o parlamentar, em nome da bancada de seu partido.

“Em primeiro lugar, é uma satisfação subir a esta tribuna para destacar o reconhecimento da população hamburguense pela existência do Lions Clube Novo Hamburgo Courocap”, disse o presidente da Câmara, Raul Cassel, no início de sua manifestação. “Quero saudar os fundadores, os ex-presidentes, todos os companheiros que se uniram em torno de uma nobre causa ao longo destes 50 anos, que não foram poucos. Também quero saudar os que já partiram desta vida e que deixaram o legado a vocês de maneira especial, a quem cabe dar continuidade a esta valorosa missão. Valorizo muito as ações do Lions. Sou filho de rotariano e vejo muito próxima essa caminhada. A tarefa não está concluída porque os princípios que vocês defendem exigem que novas gerações deem continuidade ao rico trabalho, os princípios e objetivos que a fundação Lions carrega por este mundo afora e que vocês aqui fazem de maneira tão eficiente na cidade de Novo Hamburgo”, finalizou o edil.

Após as manifestações dos parlamentares, Felipe Kuhn Braun entregou um quadro comemorativo ao presidente do Lions Clube Novo Hamburgo Courocap, Nilo Miguel Hoffmann. Na sequência, Hoffmann subiu a tribuna, para fazer um relato sobre a instituição. “É com muita alegria que eu recebo esta homenagem em nome da Câmara de Vereadores, que representa a comunidade hamburguense. Este quadro vai ficar em local de destaque em nossa sede. O nosso lar é apenas uma célula da maior e mais abrangente organização de clube de serviços do nosso planeta. Somos mais de um milhão e quatrocentos mil companheiros trabalhando pela humanidade. O amor vence. Mais uma vez, muito obrigado”, disse emocionado o presidente do Lions Courocap.

Um dos fundadores, Angelo Minuscolli, falou em nome dos pioneiros pela materialização da instituição. Desde o início tivemos a audácia de dizer que nós não seríamos um clube pequenoPor iniciativa de um grupo de moradores da cidade, há 50 anos, começaram a ser realizadas em Novo Hamburgo as ações de serviço voluntário e apoio às comunidades por parte do Lions Clube Courocap. Hoje contamos com um hospital, e apenas outros quatro Lions no país contam com uma unidade de saúde como a nossa. O Hospital da Visão de Novo Hamburgo está em destaque dentro do Brasil com aproximadamente dez mil pessoas atendidas. Agradeço aos visionários que fizeram de um desejo a realização de uma importante obra social em nosso município", finalizou Minuscolli.

Lions Courocap

Em 16 de junho de 1969, um grupo de 18 pessoas reuniu-se nas dependências da Sociedade Aliança para a fundação do Lions Clube Novo Hamburgo Courocap. Durante muito tempo, a entidade direcionou seus esforços aos bairros Canudos, Hamburgo Velho, São Jorge, São José e Vila Nova. Hoje, o clube abrange toda a cidade, atuando junto a projetos como Os Arautos da Aparecida, o Lar São Vicente e o Centro de Atenção Urbana à Dependência Química (Caudeq). O Lions Courocap trabalha com foco no meio ambiente, alívio à fome, oncopediatria, saúde ocular e combate ao diabetes.