Câmara premia jovens cientistas de Novo Hamburgo

por Daniele Silva última modificação 13/05/2022 18h29
13/05/2022 – Dois estudantes e um professor da Fundação Liberato receberam o Prêmio Cientista Jovem de Novo Hamburgo por seu desempenho na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) 2021. A distinção, concedida pelo Legislativo hamburguense na manhã desta sexta-feira, 13, custeará a participação dos estudantes Marcos Augusto Flôres e Vladimir Simões Júnior e do docente Marco Sauer na VIII Expo Nacional Milset Brasil – 2022, que ocorrerá de 24 a 27 de Maio em Fortaleza, CE.
Câmara premia jovens cientistas de Novo Hamburgo

Foto: Daniele Souza/CMNH

Os pesquisadores obtiveram o 2º lugar, na última edição da Mostratec, na categoria Ciências da Computação, com o projeto “HEVS (Hypertension Estimation Visual System) - Computação Visual na Estimação da Pressão Arterial através de Inteligência Artificial". O dispositivo, criado por eles, permite a aferição da pressão por meio de câmeras de smartphones. Conforme a Resolução nº 6/2018, os agraciados receberam as passagens aéreas e hospedagem para participação de feira afiliada à Mostratec.

Segundo o presidente Cristiano Coller (PTB), a premiação é um incentivo aos jovens para que se empenhem no desenvolvimento de suas pesquisas e levem o nome da cidade a outras localidades. Para Marcos Flôres, a distinção é uma recompensa pelo trabalho realizado. “Nos sentimos contemplados com esse prêmio. É o reconhecimento da nossa comunidade e um exemplo para que outros estudantes possam se empenhar também.”

 

Parceria com a Mostratec

Desde 2017, a Câmara confere o Prêmio Cientista Júnior a quatro projetos das escolas de ensino fundamental de Novo Hamburgo que forem selecionados de acordo com a classificação da comissão de avaliação da Mostratec Júnior. Já o Prêmio Cientista Jovem de Novo Hamburgo, que confere a distinção aos dois melhores projetos de instituições de ensino da cidade na categoria principal da Mostratec, voltada para estudantes de ensino médio e técnico.

Com o retorno da feira presencial em 2022, o Legislativo estará novamente presente na Mostratec. O estande institucional tem por objetivo prestigiar os jovens participantes da feira, promover encontros entre vereadores e representantes da educação, além de realizar a cobertura do evento com um estúdio da TV Câmara nos pavilhões da Fenac.