Câmara lotada para a solenidade de posse da Mesa Diretora 2019

por Tatiane Souza última modificação 06/02/2019 13h21
04/02/2019 - A Mesa Diretora 2019 da Câmara, presidida pelo vereador Raul Cassel (MDB), tomou posse, em solenidade realizada nesta segunda-feira, 4, no Plenário Luiz Oswaldo Bender. O grupo de trabalho é composto também pelo vice-presidente, Gerson Peteffi (MDB), pelo primeiro-secretário, Gabriel Chassot (Rede), e pelo segundo-secretário Cristiano Coller (Rede). O evento antecedeu a primeira sessão ordinária do ano. “Vivemos novos tempos e há a necessidade de novas posturas frente à gestão pública”, disse Cassel em seu discurso, no qual destacou que as melhores políticas sociais são a educação e a criação de oportunidades de trabalho.
Câmara lotada para a solenidade de posse da Mesa Diretora 2019

Foto: Thanise Melo / CMNH

Diversas autoridades e representantes de entidades prestigiaram a solenidade, dentre elas a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, representando o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos, tenente-coronel Márcio Uberti, os deputados estaduais, Tiago Simon e Issur Koch, que representou a presidência da Assembleia Legislativa. Servidores da Câmara, vereadores, personalidades políticas, econômicas, sociais e a comunidade de Novo Hamburgo lotaram o Plenário para assistir ao cerimonial que empossou Raul Cassel presidente do Legislativo hamburguense, após quatro mandatos como vereador. 

Tiago Simon destacou ser uma honra participar de um ato tão representativo como a posse da presidência e da Mesa Diretora da Casa do Povo. “Vivemos um momento de resgate do trabalho dos parlamentares, da democracia”, sinalizando a importância do parlamento como órgão fiscalizador e lembrando momentos difíceis pelos quais passou o Congresso Nacional recentemente. Em seu discurso, citou ainda o pai, Pedro Simon, senador pelo Rio Grande do Sul por 32 anos. “Vejo aqui em Novo Hamburgo uma realidade diferente, com um parlamento distinto, no qual há credibilidade, cuidado com a formação da cidadania, valores e princípios.” No encerramento, disse vislumbrar uma grande gestão da casa legislativa, que representa à altura o povo de Novo Hamburgo. 

Representando a presidência da Assembleia Legislativa, Issur Koch usou a tribuna, recordando que iniciou a sua história como assessor parlamentar de Raul Cassel. Em sua fala, além de mencionar a crise de valores e de responsabilização pela qual passa a sociedade, ressaltou a importância da participação conjunta como instrumento para se mudar o Brasil. “Eu também sou responsável pelo País em que eu vivo. Nesse cenário, a Casa terá uma grande papel”, concluiu, acrescentando que uma nação com menos leis reflete o seu crescimento e amadurecimento. 

Prodanov parabenizou Raul e os demais componentes da Mesa. “Assumir um cargo público não é tarefa fácil. Em um País que se reescreve e se reencontra a cada momento, é um trabalho de coragem, pois são muitos os desafios. E nós colocamos a Universidade Feevale a serviço desta Casa e da comunidade”, mencionando que a proximidade da instituição de ensino com os anseios dos cidadãos poderá ser instrumento para a construção de alternativas inovadoras. “Trabalhamos mais próximos da população, podemos fazer a leitura do que ela precisa”, finalizou 

Fátima Daudt reiterou que estar na liderança não é fácil, pois a cada escolha também há uma renúncia. “Devemos ter muita consciência do que deve ser feito. Tenho certeza de que será uma administração de muito diálogo, e isso é extremamente importante”, apontou a prefeita. “Não é fácil a situação de muitos municípios e não somente de Novo Hamburgo”, sinalizou, explicando que antes da solenidade participou de reunião na Feevale da qual fizeram parte representantes de 12 cidades da região, com a participação do secretário do Estado, para debater a situação da saúde no Rio Grande do Sul. “Há muitos problemas, mas há soluções inovadoras”, concluiu. 

Raul Cassel agradeceu a presença de todos e saudou as lideranças partidárias e autoridades presentes, servidores, cargos de confiança, familiares, em especial seus pais, filhos, esposa e amigos. O parlamentar fez um breve balanço de sua trajetória de quatro mandatos, período no qual apresentou mais de 90 projetos e milhares de indicações e pedidos de providência. Relembrou também sua atuação como vice-prefeito na gestão de Jair Foscarini, afirmando ter aprendido muito em termos de gestão pública com o seu colega de administração. “Esse cargo se reveste de muita importância para mim, pelo papel desta Casa no processo democrático”, disse o presidente. Cassel citou texto de Pedro Simon que trata da relevância da busca por um novo caminho e pela necessidade de se assumir as verdades. Ao término de seu pronunciamento, mencionou a urgência da mudança da matriz tributária com a valorização do município, esclarecendo que o percentual destinado à cidade é de apenas 16% da arrecadação. 

No começo da solenidade, foi apresentado um vídeo institucional especial desenvolvido pela TV Câmara para a solenidade de posse e que fez uma breve retomada da história do Legislativo hamburguense. 

O Hino Nacional foi executado pelo Quarteto de Saxofones da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, integrado pelos músicos Gustavo Müller, Marcos Anschau, Gilberto Salvagni e Renato Santos. Eles também realizaram uma apresentação artística durante a solenidade, com duas músicas de Tom Jobim, Garota de Ipanema e Samba de Uma Nota Só. 

Saiba mais sobre a posse da Mesa diretora 2019

Solenidade de posse da nova mesa diretora - 2019