Câmara homenageia os 70 anos do Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani última modificação 29/04/2022 01h02
28/04/2022 – No último dia 4, o Corpo de Bombeiros Militar completou 70 anos de atuação em Novo Hamburgo. Para comemorar a data, a Câmara organizou uma sessão solene na noite desta quinta-feira, 28. Proponente da cerimônia, o vereador Gerson Peteffi (MDB) enalteceu o papel da corporação e o trabalho de cada um de seus integrantes, cuja atividade é permeada de riscos e desafios. “O Corpo de Bombeiros traz à nossa cidade segurança e confiança”, resumiu o parlamentar.
Câmara homenageia os 70 anos do Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

No início do mês, Peteffi representou o Legislativo na celebração do aniversário do grupamento, evento realizado na sede da instituição. Na ocasião, o emedebista foi agraciado com uma comenda, outorgada pela corporação. Em seu oitavo mandato consecutivo, o vereador afirmou ter sido esse o ápice de sua vida pública. “Sei do peso desta medalha, a qual guardo com muito carinho. É uma consagração, em termos de cidadão”, destacou.

O comandante da 2ª Companhia Especial de Bombeiros Militar de Novo Hamburgo, major Deoclides da Rosa, agradeceu o reconhecimento da Câmara e fez questão de salientar o legado deixado pelos veteranos da corporação ao longo das sete décadas de história. “Desde minha chegada a Novo Hamburgo, posso constatar o empenho e a dedicação de cada um dos nossos servidores, sempre buscando conhecimento e aperfeiçoamento para atender a comunidade da melhor forma possível. Hoje, Novo Hamburgo é o município que mais atende ocorrências no estado. Mesmo sabendo de todo o desafio, em nenhum momento a sociedade fica desassistida”, declarou.

Além dos salvamentos, ações de prevenção e combates a incêndios, o Corpo de Bombeiros também iniciará nos próximos dias a execução de atendimentos pré-hospitalares em situações de urgência. “Nosso efetivo já está em treinamento e preparado para o trabalho. Para os integrantes do Corpo de Bombeiros, missão dada é missão cumprida”, garantiu.

O major também agradeceu a presença de representantes de outras forças de segurança com atuação no município e ressaltou a importância do trabalho coordenado. “Buscamos sempre essa parceria com as outras instituições. Sabemos que a nossa atividade difere um pouco das ações de policiamento, mas, dentro das nossas responsabilidades, estamos sempre colaborando. A própria Câmara também é sempre parceira do Corpo de Bombeiros, aprovando nossas demandas e projetos, assim como algumas reivindicações. É uma honra receber uma homenagem nesta casa do povo”, acrescentou.

O delegado Tarcísio Kaltbach, titular da 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, disse ser uma satisfação contar com o apoio diário do Corpo de Bombeiros. “Estamos sempre trocando inúmeras informações, agregando uns aos outros para melhor atendermos a comunidade. O Corpo de Bombeiros é sempre presente e atuante nas nossas reuniões, à disposição para qualquer ação que a segurança pública entender necessária. Contamos diariamente com a ajuda da corporação, que presta um trabalho muito peculiar e que exige total dedicação e exposição a riscos à saúde e à integridade. Muitas vezes, enquanto cidadãos, nós nos lembramos do Corpo de Bombeiros apenas quando precisamos deles. Aí percebemos a importância que tem essa força pública”, comentou.

Representando o comando do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o major Alexandro Famoso falou sobre a ligação entre as instituições e revelou ser apaixonado pelas funções desempenhadas pelos bombeiros. “Tenho muito a agradecer ao Corpo de Bombeiros pelas atividades desenvolvidas no nosso município e pela atenção dispensada. São profissionais altamente qualificados. É difícil pensarmos uma cidade como Novo Hamburgo sem contar com esse trabalho especializado e capacitado”, pontuou.

O secretário municipal de Segurança, Roberto Jungthon, discursou sobre a importância das instituições na construção da sociedade. “Elas exercem um papel fundamental. É por intermédio delas que ocorre a transmissão de valores. Nós já nascemos acolhidos em uma instituição, que é a família. E outras tantas impactam ao longo da nossa trajetória. Temos aqui hoje uma instituição fardada cujo auxílio os cidadãos buscam, sem nunca lhes ter sido negado. São pessoas que se doam para preservar vidas. Que vocês continuem trilhando o caminho do dever e que sejam muito felizes nessa escolha de proteger. Obrigado a todos vocês”, frisou.

O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, coronel Otávio Polita Filho, reiterou que “salvar e proteger” são palavras que constituem o lema da corporação. “Os bombeiros atingem esse propósito institucional. Nós somos fortes porque esses profissionais nos fazem fortes. Existimos para servir aos senhores. Somos fortes graças a esse idealismo. Esperamos continuar trabalhando como sistema, junto às forças da comunidade, para permitir que todos busquem a felicidade da melhor maneira possível”, contribuiu.

O líder do Governo na Câmara, vereador Raizer Ferreira (PSDB), caracterizou o trabalho do Corpo de Bombeiros como um serviço de acolhimento e ajuda ao cidadão, sempre no intuito de atender ao que a sociedade precisa. “Tenho apenas seis anos de vida pública, mas sempre declarei que faço minhas coisas como missão. E tenho certeza absoluta de que as forças de segurança, quando seus profissionais entram para a carreira, entram sabendo e querendo cumprir a missão de trazer proteção e guarida para a população”, enfatizou.

Líder da bancada oposicionista, Gustavo Finck (PP) relembrou sua admiração pela profissão desde a juventude e contou que inscreveu sua filha no curso de Bombeiro Mirim. “Quando fui criança, também quis ser bombeiro. Quando visitávamos o quartel com a escola, ficávamos felizes de ver o pessoal descendo as escadas rapidamente. Lembro até hoje ter aprendido, em uma dessas visitas, a enrolar corda no braço. Saúdo toda a corporação presente, pois são verdadeiros salvadores. Quando ouvimos uma sirene, ficamos ansiosos para saber o que está acontecendo, mas sempre confiantes de que teremos uma retaguarda qualificada”, finalizou.

Histórico

O Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo foi inaugurado no dia 4 de abril de 1952, à véspera da comemoração dos 25 anos de emancipação do município. Localizada na esquina das ruas João Antônio da Silveira e Júlio de Castilhos, a sede do grupamento era idealizada desde maio de 1950, quando o então prefeito Carlos Armando Koch publicou decreto desapropriando o terreno, pertencente à empresa Adams Sociedade Anônima, para a construção do quartel. As obras foram iniciadas no mesmo ano.

A torre do edifício, uma de suas marcas, despertou ao longo do tempo curiosidade sobre seu uso. Oca em seu interior e envidraçada, a estrutura era utilizada para acolher a sirene de alarme e secar as mangueiras, que, à época, eram feitas de lonas e ficavam encharcadas após o uso. Ao longo de sua história, a corporação foi responsável por inúmeros salvamentos, ações de prevenção e combates a incêndios. Atualmente, a equipe conta com um efetivo de 27 militares e uma frota de 12 viaturas.

registrado em: