Legislativo faz resgate do legado germânico na cultura hamburguense em série de programas da TV Câmara

por Maíra Kiefer última modificação 26/07/2024 15h46
25/07/2024 - Em um domingo, no dia 25 de julho de 1824, Brasil e Alemanha estreitaram os parcos laços estabelecidos ainda lá no período do descobrimento, quando alguns poucos alemães compuseram as caravelas de Pedro Álvares Cabral. Os 200 anos celebrados hoje nos relembram da importância da história que se iniciou aqui no Vale do Sinos e que se estenderia por todo o país. Os reflexos são percebidos na cultura, religião, agricultura, comércio, indústria e costumes. O legado teutônico vem sendo resgatado em diversos programas e projetos desenvolvidos pelo Legislativo hamburguense.

Desde 2017, o Parlamento tem se dedicado a ações de recuperação da memória dos povos que se fixaram na região. As datas comemorativas celebradas em 25 de julho de 2024 (bicentenário da Imigração) e 5 de abril de 2027 (centenário da emancipação do município) motivaram a criação do Memorial Leopoldo Petry, as lives Cidade (In)Visível: Cultura, Patrimônio e Identidade, uma série de entrevistas no programa Domínio Público, além de depoimentos completos de descendentes no projeto Memória, todas realizações da TV Câmara NH.

Em fevereiro, o Domínio Público, conduzido por Jaime Freitas, recebeu o jornalista e radialista Martin Behrend para falar sobre o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Nesse encontro, Behrend compartilhou sua visão e preocupações acerca deste marco histórico tão significativo. Ele ressaltou a necessidade de uma valorização permanente da memória dos imigrantes alemães. Ele acredita que celebrar essa história não é apenas um tributo ao passado, mas também uma forma de enriquecer nossa cultura e identidade.

No mês de março, foi a vez do escritor Felipe Kuhn Braun abordar o tema. "Se não houvesse os imigrantes alemães, não haveria industrialização no Vale do Sinos". Essa declaração sublinha a importância crucial do povo alemão no desenvolvimento econômico e industrial da região.

No último mês, a TV Câmara se debruçou sobre o tema da preservação do patrimônio histórico ao exibir a entrevista do arquiteto e urbanista Jorge Luís Stocker Júnior, mestre e doutorando em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS.


Essas ações se somaram à realização de uma sessão especial e uma solene alusivas ao bicentenário. Um pouco mais sobre a história da cidade e da região e as heranças germânicas é possível acessar em nh100anos.com