Legislativo faz resgate do legado germânico na cultura hamburguense em série de programas da TV Câmara
Desde 2017, o Parlamento tem se dedicado a ações de recuperação da memória dos povos que se fixaram na região. As datas comemorativas celebradas em 25 de julho de 2024 (bicentenário da Imigração) e 5 de abril de 2027 (centenário da emancipação do município) motivaram a criação do Memorial Leopoldo Petry, as lives Cidade (In)Visível: Cultura, Patrimônio e Identidade, uma série de entrevistas no programa Domínio Público, além de depoimentos completos de descendentes no projeto Memória, todas realizações da TV Câmara NH.
Em fevereiro, o Domínio Público, conduzido por Jaime Freitas, recebeu o jornalista e radialista Martin Behrend para falar sobre o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Nesse encontro, Behrend compartilhou sua visão e preocupações acerca deste marco histórico tão significativo. Ele ressaltou a necessidade de uma valorização permanente da memória dos imigrantes alemães. Ele acredita que celebrar essa história não é apenas um tributo ao passado, mas também uma forma de enriquecer nossa cultura e identidade.
No mês de março, foi a vez do escritor Felipe Kuhn Braun abordar o tema. "Se não houvesse os imigrantes alemães, não haveria industrialização no Vale do Sinos". Essa declaração sublinha a importância crucial do povo alemão no desenvolvimento econômico e industrial da região.
No último mês, a TV Câmara se debruçou sobre o tema da preservação do patrimônio histórico ao exibir a entrevista do arquiteto e urbanista Jorge Luís Stocker Júnior, mestre e doutorando em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS.
Essas ações se somaram à realização de uma sessão especial e uma solene alusivas ao bicentenário. Um pouco mais sobre a história da cidade e da região e as heranças germânicas é possível acessar em nh100anos.com.