Câmara entrega prêmio Mérito Farroupilha em sessão externa

por Tatiane Souza última modificação 19/09/2023 18h37
18/09/2023 – Assim como no ano passado, a Câmara de Novo Hamburgo aproveitou o mês de setembro para a realização de uma sessão fora de suas dependências. A plenária desta segunda-feira, 18, foi levada para o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Porteira Velha, no bairro Primavera. Além da discussão de matérias e a aprovação da revisão do Plano Plurianual, a sessão especial também marcou a entrega do prêmio Mérito Farroupilha. A distinção foi outorgada ao próprio CTG anfitrião e ao tradicionalista João Hermenegildo Pereira.
Câmara entrega prêmio Mérito Farroupilha em sessão externa

Foto: Daniele Souza e Moris Mozart Musskopf /CMNH

Criada em 2010, a premiação condecora entidades e personalidades de destaque na promoção e preservação da cultura gaúcha em Novo Hamburgo. Os agraciados deste ano tiveram seus nomes indicados por lideranças da 30ª Região Tradicionalista. O reconhecimento da Câmara às contribuições para a perpetuação de princípios e costumes foi oficializado por meio da entrega de uma placa comemorativa.

Compuseram a mesa de honra, o coordenador da 30ª Região Tradicionalista, Carlos Alberto Moser; o patrão do CTG Porteira Velha, Jurandir de Oliveira; o homenageado João Hermenegildo Pereira; e o patrono regional dos festejos farroupilha, Clesio Renato Nobre Vicente. O presidente Fernando Lourenço (PDT) destacou a alegria e satisfação na entrega do prêmio e poder trazer o Legislativo para os festejos farroupilhas da região e da cidade.


A 30ª Região Tradicionalista do MTG/RS engloba 12 municípios e a sede da região se localiza em Novo Hamburgo. O coordenador Carlos Alberto Moser esteve presente no evento e afirmou que os poderes políticos constituídos devem caminhar lado a lado com o tradicionalismo – que lutam juntos pelo bem da comunidade, da família e, principalmente, dos jovens. “Construímos uma estrada e permitimos que a juventude caminhe segura. Essa Casa é a segunda mais antiga do município, com mais de 50 anos de história, valorizando a cultura gaúcha. Vivemos uma entidade que preza pela harmonia, valorização das famílias e cada vez mais afetuosa e solidária, com o entendimento de um novo olhar da presidência.

Homenagem dos vereadores

Ricardo Ritter – Ica (PSDB) reconheceu a importância da entrega anual do Prêmio Mérito Farroupilha. Sou um defensor da lida gauchesca em nossa cidade. Como vereadores, cumprimos o dever de estar próximo dos vários segmentos que temos: culturais, esportivos, sociais e os tradicionalistas, como o desta noite”, disse.

Semilda – Tita (PSDB) relatou estar muito feliz em estar no Porteira Velha para a honraria.Resido neste bairro há 40 anos. Estou grata em estar aqui nesta Casa que trabalha com a valorização das famílias, onde elas se encontram, as crianças podem estar juntas com os pais, brincando e conhecendo a nossa tradição”, falou.

Ito Luciano (PTB) contou como estar presente em um Centro de Tradição Gaúcha o emociona. “O CTG nos orgulha porque mantém a honra da tradição do nosso estado viva. Crianças e jovens podem sentir, aqui, o que é o Rio Grande do Sul, e a representatividade da nossa cultura. Nos orgulha homenagear o Hermenegildo, que já viveu tantos anos na nossa cidade. Este momento é de grande satisfação. Sempre, por onde ando, tenho e percebo o orgulho que temos do nosso Estado”, afirmou. O parlamentar ainda destacou o brilhante trabalho realizado pelo Porteira Velha.

Raizer Ferreira (PSDB) enfatizou a importância de levar, com ações como a sessão especial, o tradicionalismo para os Poderes Executivo e Legislativo. “Falar da tradição gaúcha para mim, que não nasci aqui, mas que já vivo há quase 24 anos, é muito interessante. Nunca vi tanta valorização das tradições de um Estado, como no Rio Grande do Sul. “Meus filhos nasceram aqui e também amam a tradição”, afirmou o parlamentar, que é mineiro.

Gerson Peteffi (MDB) enfatizou o grande apreço que tem pelo bairro Primavera, sede do CTG Porteira Velha, onde trabalhou, como médico, por 35 anos. “Tenho um carinho muito especial por esse lugar, conheço palmo a palmo esse bairro. O CTG é um espaço onde se cultuam os bons costumes. É um fábrica de saber, de cultura e de respeito. Estamos aqui porque somos o timbre da história, a pedra que não se parte, nós formamos hoje uma indissolúvel união: o CTG e o Legislativo”, apontou o emedebista.

O vereador Felipe Kuhn Braun (PP), elogiou a atuação do Coral Amigos do Porteira que, segundo ele, trouxe mais brilho para o evento. E destacou a presença legislativa no CTG e a construção conjunta para que o momento fosse possível. O parlamentar, que também é jornalista e historiador, lembrou a cultura plural do Rio Grande do Sul, formado por povos de várias etnias. “É um momento especial para lembrarmos nossos antepassados. Uma abençoada semana de festejos da cultura gaúcha viva e externada em cada um de nós”, desejou.

Enio Brizola (PT) destacou que o dia era muito especial para cada um dos presentes. O tradicionalismo, afirmou, também manifesta a sua cultura e se preocupa com todos e todas, inclusive com ações de solidariedade às vítimas da enchente que tem assolado o solo gaúcho nos últimos dias.O lema de um CTG é estar sempre aberto ao bom gaúcho, para continuarmos, por muitos anos, vigiando as nossas tradições”, disse. Para encerrar, lembrou a letra da música “Nos Tempos de 23”: E mesmo após 100 anos, nos tempos de 23 atuais, mulheres, negros e indígenas ainda buscam direitos iguais liberdade, igualdade e humanidade estão na nossa bandeira que não esqueçamos jamais que estes sim são ideais pra buscar a vida inteira”, declamou. 

Cristiano Coller (PTB) lembrou o acolhimento que o prêmio recebeu enquanto presidente em 2022. “Os 14 vereadores abraçaram a ideia do Mérito Farroupilha e oportunizaram colocar em prática esta que é uma sessão histórica. Ano passado em Lomba Grande, este ano aqui, no Primavera, para celebrar os 56 anos de vida do Porteira Velha”, disse.

O vereador Inspetor Luz (MDB) falou sobre o orgulho de a tradição gaúcha ser cultuada para além da fronteira do Estado, chegando a outros países, como a Noruega. O parlamentar enfatizou que os discursos são bonitos, mas que também é preciso incentivar com o repasse de recursos a essas entidades sempre que possível. “Esse homens e mulheres precisam de auxílio financeiro para colocar todas essas ações em prática”, argumentou.

João Hermenegildo Pereira

Nascido em 23 de junho de 1956 no município de Esmeralda, nos Campos de Cima da Serra, João Pereira manteve ligação com as lidas campeiras e o cultivo das tradições desde cedo. Praticante do tiro de laço, representou entidades da região ao longo de sua adolescência. Em 1976, mudou-se para São Leopoldo para estudar na Unisinos, onde concluiu a graduação em Matemática. Com o diploma em mãos, lecionaria por mais de 30 anos em Novo Hamburgo, compondo o corpo docente da Universidade Feevale e dos colégios Pio XII e São Marcelino Champagnat.

Fundador do DTG Sinuelo Marista, instalado junto ao Pio XII, organizou por 16 anos a cavalgada das escolas particulares da cidade. Também colecionou passagens como coordenador da 30ª Região e tesoureiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Pai de dois filhos e avô de uma neta, retornou a sua cidade natal em 2014, onde assumiu o cargo de prefeito em 2021.

O indicado ao Prêmio Mérito Farroupilha 2023, João Hermenegildo Pereira, abriu seu discurso dizendo que fazer cultura é difícil. E que o CTG é espaço para formar o cidadão, promover a educação, é sala de aula, esporte, religião e família. “Olhem com carinho porque aqui a cultura chega aos jovens, porque estamos fazendo um belo trabalho”, apontou. Ele chamou sua esposa Lucia Pereira com quem fez questão de compartilhar a premiação. “Essa homenagem só existe porque ao lado de um homem existe esta mulher que vibra. Ela é da cultura alemã, e eu a introduzi na cultura gaúcha. Quero dividir contigo essa homenagem grandiosa”, afirmou Pereira, que contou aos presentes um pouco mais da sua trajetória de vida dentro e fora dos centros de tradição gaúcha.


CTG Porteira Velha

Sob aplausos dos presentes e olhares de admiração, Jurandir de Oliveira, patrão do CTG, e João Hermenegildo Pereira, receberam a premiação do presidente Fernandinho. Jurandir usou a tribuna para agradecer a homenagem. Ele salientou que durante os 56 anos do Porteira Velha diversas melhorias em sua estrutura já foram realizadas, com o apoio de todos – pais, dançarinos e patronagem – o que traz muita alegria e orgulho à entidade gauchesca. “Me criei dançando nesta casa, que conta com um coral de 32 anos de existência. Os CTGs precisam de ajuda. Matamos um leão por dia e precisamos de apoio. Somos uma entidade que traz disciplina aos jovens, gente de baixa, média e alta renda. Uma entidade não vive só de baile, a gente faz cultura”, disse. O patrão adiantou que há diversas ações sendo pensadas para 2024, como projetos para a terceira idade e para os deficientes. “Sintam-se bem acolhidos pelo Porteira Velha. Devemos pensar nas tradições gaúchas de janeiro a janeiro e não somente no mês de setembro”, enfatizou o patrão.

A entidade tradicionalista foi idealizada em março de 1967 por um grupo ligado à Paróquia São José do bairro Primavera. Batizada em alusão a uma poesia intitulada Porteira Velha, teve seu primeiro galpão construído dois anos mais tarde. A estrutura passaria por uma grande reforma na primeira metade da década de 1980, a partir de doações feitas por seus frequentadores. Sob a patronagem de Jurandir de Oliveira desde o final de 2019, o CTG celebrou conquistas recentes mesmo com os anos difíceis da pandemia. Além da troca de duas paredes de madeira por alvenaria, ampliou seu quadro social e conseguiu manter ativos um grupo de coral e quatro invernadas.

 Assista a Sessão Especial na íntegra


Mérito Farroupilha 2023