Câmara deverá premiar seis projetos hamburguenses na Mostratec
De forma a garantir o incentivo, dois projetos de resolução foram votados nesta quarta-feira, 17 de outubro, em regime de urgência. Ambos os textos foram aprovados por unanimidade e retornarão à pauta na próxima segunda, dia 22, para decisão final. “Esse aporte financeiro permite a viabilização da apresentação dos trabalhos de jovens da nossa cidade em outros estados, contemplando as áreas de educação e cultura do nosso Município e demonstrando nosso apoio ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia”, pontuou o presidente o Legislativo, Felipe Kuhn Braun (PDT), que compõe a Mesa Diretora ao lado de seu vice, Vladi Lourenço (PP), e dos secretários Enio Brizola (PT) e Gabriel Chassot (Rede). A edição 2018 da Mostratec ocorre entre os dias 22 e 26 de outubro nos pavilhões da Fenac.
Cientista Jovem
O Projeto de Resolução nº 5/2018 provoca modificações na Resolução nº 12/2018, que instituiu o Prêmio Cientista Júnior. A principal alteração está na ampliação da honraria para os quatro projetos de escolas hamburguenses mais bem classificados segundo a análise da comissão de avaliação da Mostratec Júnior. Em 2017, apenas as duas melhores pesquisas foram premiadas. Já o PR nº 6/2018 institui o Prêmio Cientista Jovem de Novo Hamburgo, que conferirá a distinção aos dois melhores projetos de instituições de ensino da cidade na categoria principal da Mostratec, voltada para estudantes de ensino médio e técnico.
Os seis grupos vencedores receberão passagem, hospedagem ou a taxa de inscrição para uma feira nacional afiliada à Mostratec. A entrega do prêmio será realizada em solenidade especial.
A aprovação em primeiro turno
Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.