Câmara de Novo Hamburgo realiza Seminário de Desenvolvimento Econômico
Um dos objetivos do evento é discutir o cenário econômico internacional e sua relação com o Brasil, identificando riscos e oportunidades. O contexto exige e favorece o empenho protagonista de todas as instituições e organizações para a construção de um ambiente socioeconômico e institucional que favoreça o empreendedorismo e a inovação produtiva em Novo Hamburgo.
O presidente do Legislativo hamburguense, Felipe Kuhn Braun (PDT), revelou que é fundamental trazer a discussão para dentro da Câmara. “Será um dos maiores eventos já realizados no plenário da Câmara. Um grande debate”, explicou. O presidente também convocou a população para participar da atividade. “É importante que a comunidade participe. Muitas vezes, recebemos críticas, e eu acredito que a crítica é importante e necessária, mas quando a pessoa participa isso dá um embasamento maior para que ela dê também a sua sugestão ao processo. Dessa forma, ela poderá cobrar do poder público que as coisas sejam feitas” detalha.
Debater as políticas públicas e programas públicos de desenvolvimento econômico, potencializando sua ação na cidade, estudar a economia do Município e suas cadeias produtivas, mapeando oportunidades de ação estratégica e compartilhada das instituições para o desenvolvimento local, e construir sinergia entre as instituições da cidade para o desenvolvimento econômico e social são outros dos objetivos do evento.
O vereador Enio Brizola (PT), que preside a Cofin, afirma que o debate é relevante no sentido de discutir o cenário econômico, tratando sobre a economia mundial, do Brasil, e seus reflexos sobre Novo Hamburgo. “Muito importante o tema do debate, pois serve para contextualização do cenário econômico além de discutir o futuro da cidade”, explicou
A programação se inicia na quarta-feira, 4, às 19h, quando autoridades farão a cerimônia de abertura. Logo após, o primeiro painel tratará sobre as Políticas Públicas de Promoção do Desenvolvimento Econômico.
Na quinta-feira, 5, serão realizados dois painéis, o primeiro, às 8h, contará com a participação especial do economista da Unicamp-SP, Dr. Luiz Gonzaga Belluzzo, para debater O Brasil no Cenário Econômico Mundial. Após um intervalo com brunch, o tema das discussões será O Desenvolvimento de Novo Hamburgo: realidade e perspectivas econômicas da cidade.
O Seminário conta com a promoção da Abicalçados, ACI, Assintecal, Consinos, IBTeC, IENH, IFSul, Liberato, Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Sebrae. Quem apoia a iniciativa são o Instituto Liberato e a Universidade Feevale. A Realização é da Escola do Legislativo, Cofin, e Câmara Municipal de Novo Hamburgo.