Câmara de Novo Hamburgo promove modernização do Plenário e reforça preservação do patrimônio público
As melhorias integram uma agenda conduzida pela Mesa Diretora 2026 e refletem diretrizes de gestão voltadas ao planejamento, à prevenção e ao uso responsável dos recursos públicos. Segundo o presidente, a Câmara “é a Casa do Povo” e todas as decisões relacionadas à estrutura física do Legislativo têm como finalidade garantir melhores condições de uso para a comunidade, servidores e parlamentares.
A reforma do plenário foi custeada com recursos próprios do Legislativo e contemplou tanto a área destinada aos vereadores quanto a plateia que acompanha as sessões presencialmente. Entre as intervenções realizadas estão a substituição do antigo carpete por piso vinílico, com preparação e nivelamento da base, o revestimento de degraus e colunas, a limpeza das paredes da plateia e a melhoria do sistema de iluminação. “Não se trata de maquiagem ou estética vazia, mas de funcionalidade, estrutura e visão de futuro”, destacou o presidente.
Também houve reestruturação completa do sistema de som, que passou a contar com acompanhamento técnico especializado e integração com a equipe responsável pela TV Câmara, qualificando a transmissão das sessões.
As intervenções priorizaram aspectos relacionados à segurança e à acessibilidade. A tribuna de honra foi elevada e remodelada, garantindo melhor visibilidade e organização. O espaço é destinado a autoridades e convidados em sessões solenes e eventos oficiais. Para reforçar a segurança durante as sessões, foi implantada a separação física entre a plateia e o espaço dos vereadores, por meio de estrutura com vidro transparente e mureta, com altura total aproximada de dois metros, contribuindo também para a melhoria da acústica do ambiente.
O sistema elétrico do plenário sofreu adequações, com reorganização da fiação, agora sob piso. A medida reduz riscos, melhora a circulação e amplia as condições de segurança para usuários e servidores. O espaço recebeu ainda novos equipamentos audiovisuais. “Foram dois telões laterais, dois televisores de retorno, mais dois televisores no plenário e a implantação de cronômetros digitais, qualificando a comunicação, a transparência e a experiência de quem acompanha os trabalhos”, detalhou Juliano.
Elevadores
A Câmara também avançou na modernização dos elevadores do prédio legislativo. As obras tiveram também tiveram início em 5 de janeiro, após a conclusão de processo licitatório realizado na gestão anterior, vencido pela empresa Prime Elevadores, de Porto Alegre. Os dois equipamentos passaram por modernização completa, com foco em segurança, acessibilidade, eficiência operacional e adequação às normas técnicas vigentes.
As melhorias incluíram a substituição do sistema de comando e controle, a renovação integral da fiação elétrica, do quadro de força e dos cabos de tração, além da instalação de novos painéis de operação, botoeiras iluminadas em altura adequada, displays digitais, sistema de voz nas cabinas, luz de emergência e sensores de segurança. Também foi implantado sistema de monitoramento remoto, que permite o acompanhamento do funcionamento em tempo real. A parte externa dos dois elevadores também foi remodelada, adequando os equipamentos às exigências atuais de acessibilidade.
Outras intervenções e planejamento contínuo
Além das melhorias já executadas, outras áreas do prédio passam por remodelações ou possuem obras planejadas, dentro de uma política contínua de preservação e modernização da estrutura física da Câmara. No telhado, estão em andamento adequações técnicas no sistema de drenagem pluvial do terraço, com recolocação de manta asfáltica e correção de infiltrações identificadas especialmente no quinto andar. As obras contam com acompanhamento técnico e fiscalização de engenheiros da Prefeitura.
Também está prevista a reforma de toda a rede elétrica do prédio. Conforme a presidência, parte da fiação existente é antiga, o que exige atenção técnica e planejamento específico para reforçar a segurança e prevenir incidentes, especialmente em áreas de maior circulação de pessoas.
A reforma completa dos sanitários de todos os andares integra esse conjunto de ações. O detalhamento técnico foi elaborado pelo escritório Siza Arquitetura, abrangendo intervenções nas áreas de arquitetura, hidráulica, engenharia e sistema elétrico. O projeto contempla a implantação de banheiros acessíveis em todos os pavimentos, além de banheiro familiar, fraldário e ambientes adaptados para atender à legislação municipal voltada a pessoas colostomizadas.
O mesmo escritório também será responsável pela criação de um banco de projetos, que servirá de base técnica para futuras obras e processos de modernização da Câmara Municipal. No planejamento de médio prazo, a Mesa Diretora prevê ainda ações como a pintura e inspeção predial da fachada, a modernização da recepção, a requalificação da galeria dos cidadãos de Novo Hamburgo e a ampliação do Plenarinho, com reorganização do espaço e valorização da galeria dos ex-presidentes.
As intervenções estão alinhadas ao dever da administração pública de zelar pelos bens que pertencem à sociedade. Conforme a Lei nº 8.429/1992, constitui ato de improbidade administrativa qualquer ação ou omissão que resulte em lesão ao erário ou na deterioração do patrimônio público. Nesse contexto, a conservação e a renovação da estrutura física do Legislativo também representam medidas preventivas, voltadas à proteção do interesse público.
Além das obras físicas, a gestão 2026 tem como diretriz o fortalecimento da gestão administrativa da Câmara, com a modernização de processos internos e a atualização do Regimento Interno e do Código de Ética do Legislativo. “Chegamos para trabalhar, com planejamento, responsabilidade e respeito ao dinheiro público”, afirmou o presidente ao encerrar seu discurso, reforçando o compromisso com a transparência e a aproximação com a comunidade.
A identidade visual da Câmara Municipal também foi remodelada para refletir uma linguagem mais clean, acessível e contemporânea. O novo conceito busca aproximar o Legislativo da comunidade, reforçando valores como transparência, diálogo e pertencimento, e passa a ser aplicado de forma integrada no site, redes sociais, materiais institucionais, agenda, calendário e demais peças de comunicação visual da Casa.
Mesa Diretora 2026
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo em 2026 é composta pelo presidente Juliano Souto (PL), pelo vice-presidente Felipe Kuhn Braun (PSDB), pela primeira-secretária Deza Guerreiro (PP) e pelo segundo-secretário Ico Heming (Podemos).
Assista a sessão na íntegra
_______________________
Vídeo da reforma do plenário: Um post compartilhado por Câmara de Novo Hamburgo (@camaranh)
________________________
Confira fotografias da modernização
