Câmara de Novo Hamburgo empossa sua terceira legislatura mirim

por Luís Francisco Caselani última modificação 14/08/2019 20h47
07/08/2019 – Eleitos por suas comunidades escolares, os novos vereadores mirins de Novo Hamburgo foram diplomados durante a sessão plenária da Câmara desta quarta-feira, 7 de agosto. Ao todo, foram empossados 21 jovens parlamentares, alunos de 6º a 9º ano de sete escolas municipais. Os estudantes trabalharão nos próximos dois meses na elaboração de propostas de melhorias para sua comunidade, seu bairro e para a cidade. No dia 29 de outubro, eles retornam ao Plenário Luiz Oswaldo Bender para conduzirem uma sessão exclusiva, na qual apresentarão e defenderão suas proposições. A atividade será o ponto alto da terceira edição do Projeto Vereador Mirim, organizado pela Câmara, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria de Educação (Smed).
Câmara de Novo Hamburgo empossa sua terceira legislatura mirim

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Um a um, os estudantes foram chamados pelo presidente da Câmara, Raul Cassel (MDB), para ocuparem a Tribuna de Honra. Juntos, prometeram empenhar o mandato para firmação dos valores da liberdade e da vida digna, combatendo a intolerância, defendendo a cidadania e batalhando pela construção de uma nação democrática, justa e igualitária. Por fim, também individualmente, cada aluno recebeu seu diploma das mãos de vereadores, servidores da Casa e integrantes da Smed.

Propostas para a cidade

A cerimônia de posse é mais uma etapa da terceira edição do Projeto Vereador Mirim, que consiste em uma proposta de incentivo à participação do jovem na política e de aproximação entre as comunidades escolares e o Poder Legislativo. Os 21 integrantes da nova legislatura são divididos entre 14 parlamentares titulares e sete suplentes. Vereador eleito pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Eugênio Nelson Ritzel, Thiago Marques, 11 anos, disse ter concentrado suas propostas na questão ambiental. “Estudamos em um bairro (Diehl) com bastante lixo. Minha sugestão é a colocação de coletores de entulhos em cada esquina para melhorarmos as nossas ruas”, indicou.

Já Maria Clara de Souza, 11 anos, aluna do 6º ano da EMEF Machado de Assis, focou a área da segurança. Durante a campanha eleitoral, ela percorreu diferentes salas de aula junto aos outros candidatos defendendo lutar pela colocação de mais câmeras de monitoramento nas escolas e reforço na iluminação. “Dessa forma, reduziríamos os casos de arrombamento e furto e melhoraríamos a segurança para os alunos”, enfatizou Maria Clara, que ainda projetou as próximas etapas do Vereador Mirim. “Espero que as propostas possam ser cumpridas e melhorem a sociedade”, complementou.

Representatividade feminina

O presidente da Câmara, Raul Cassel (MDB), saudou os vereadores mirins eleitos, enalteceu a parceria entre Legislativo e Prefeitura e destacou os profissionais que se envolveram na organização e no sucesso do projeto. Olhando a nova legislatura formada, o parlamentar elogiou a presença de 13 meninas entre os 21 eleitos. “Hoje os partidos encontram dificuldade para compor suas nominatas, mas vocês estão nos mostrando que, no futuro, teremos uma representatividade equilibrada”, salientou Cassel.

O vereador também pontuou a importância da renovação na política brasileira. “Antes das eleições, sempre se fala que não surgem novas ideias e lideranças. Espero que vocês guardem as lições de cidadania que foram desempenhadas aqui e que vocês sejam líderes políticos ou das várias entidades da sociedade organizada”, completou o presidente, que lembrou ainda as diferentes comitivas parlamentares que recebeu durante o ano buscando modelo do Vereador Mirim hamburguense como experiência para seus municípios.

Representando a Smed, a diretora de Educação, Neide Vargas, informou que, ao longo das três edições, 18 escolas que possuem turmas a partir do 6º ano participaram do projeto. “Vemos a grandeza que é o Vereador Mirim e sua potência dentro das escolas. Quero saudar os nossos professores, que têm papel fundamental neste projeto. A rede municipal muito me orgulha pela educação de qualidade que proporciona. Hoje, nossos alunos se tornarão também os vereadores mirins da nossa cidade”, celebrou. Neide ainda sinalizou o significado do diploma para os estudantes. “É uma honra, mas também uma grande responsabilidade. Vocês representam uma comunidade e têm que lutar por aquilo que é importante para o coletivo”, reforçou.

O vereador Inspetor Luz (MDB) frisou que as diferentes etapas da iniciativa transmitem aos jovens o que constitui a democracia. É importante que eles participem desde cedo para a formação de políticos íntegros e dedicados com a nação brasileira”, ressaltou. Cristiano Coller (Rede) disse ter ficado muito feliz por ter acompanhado as eleições realizadas na EMEF Padre Reus, localizada perto de sua residência. Já Vladi Lourenço (PP) parabenizou os alunos pelo engajamento no projeto.

O presidente da Comissão de Educação (Coedu), Felipe Kuhn Braun (PDT), reconheceu a importância da participação política dos jovens. “Vocês foram eleitos por seus colegas de aula e estão dando um passo muito importante no exercício da cidadania. Muitos de vocês poderão estar novamente neste plenário daqui a alguns anos. É importante que vocês se apropriem e ocupem estes espaços. Quanto mais pessoas de bem participarem, melhores serão os resultados para a nossa sociedade”, ponderou.

Enfermeiro Vilmar (PDT) falou sobre a oportunidade que os vereadores mirins terão para contribuir com ideias e projetos para o engrandecimento da sociedade. “Espero que seja uma etapa de muito aprendizado e que vocês possam melhorar a vida de cada um dos cidadãos hamburguenses”, desejou. O vice-presidente Gerson Peteffi (MDB) considerou o momento como um novo marco histórico promovido pela Câmara. “Temos aqui a presença de jovens que, com seu conhecimento e vontade, estão representando suas comunidades escolares e trazendo ares novos para esta Casa”, sintetizou.

Enio Brizola (PT) caracterizou o projeto como uma iniciativa para a abertura de espaços de discussão e crescimento pessoal dentro do ambiente de ensino. “Quero saudar as escolas cidadãs, que proporcionam o debate da política em sua essência, discutindo seu impacto na sociedade. São escolas sem gaiolas, que permitem que seus alunos alcem voos. O futuro a vocês pertence”, disse aos vereadores mirins.

Presidente da Câmara em 2017, ano de instituição do Vereador Mirim, Patricia Beck (sem partido) revelou que a proposta traduziu um anseio de aproximar os jovens da cidade ao Parlamento. “A política é um grande instrumento de transformação na vida das pessoas, mas não para si mesmo, e sim para o coletivo. Temos grandes jovens e futuros pela frente. Não desistam. Que este seja o começo da participação de vocês na boa política”, celebrou.

O vereador Sergio Hanich (MDB) desculpou-se por não poder acompanhar as eleições nas escolas. “Mas estou feliz por estar aqui hoje. Quero parabenizar todos os pais que apoiam esses estudantes e, em especial, aos professores, pelos quais tudo começa”, emendou. Relatora da Coedu, Tita (PP) elogiou a criatividade e empenho das direções das escolas na elaboração de seus pleitos internos. “Desejo muito sucesso a vocês e que tragam muitas ideias para compartilhar”, sugeriu. Fica uma mensagem boa de que aqui podem surgir pessoas com mais amor pelo que fazem”, concluiu o vereador Gabriel Chassot (Rede).

 

Vereadores titulares:

- EMEF Bento Gonçalves

Ana Cláudia Krause Oliveira

Marcelo Pavani

- EMEF Eugênio Nelson Ritzel

Esdra Kamily da Silva de Vargas

Thiago Marques

- EMEF Machado de Assis

Ayman Moraes Porto Lazzarotto

Maria Clara Schmitt de Souza

- EMEF Monteiro Lobato

Beatriz Huhn da Silva

Maria Eduarda Mello Cardoso

- EMEF Padre Reus

Matheus Loha de Oliveira Ramires

Vitória Correa de Andrade

- EMEF Presidente Prudente de Moraes

Eduardo Balduíno Vogel Rodrigues

Vitória Natália dos Passos

- EMEF Senador Salgado Filho

Diana Henicka de Carvalho

Eduarda Simon da Silva


Suplentes:

Amanda Freitas Bueno (EMEF Padre Reus)

Guilherme Gomes de Oliveira (EMEF Machado de Assis)

Helen Blank Brum (EMEF Senador Salgado Filho)

Kauan da Silva Capitani (EMEF Eugênio Nelson Ritzel)

Manuela Vieira de Oliveira (EMEF Bento Gonçalves)

Muriele de Brito Cardoso (EMEF Presidente Prudente de Moraes)

Nicolas Patrick da Silva (EMEF Monteiro Lobato)


Etapas do projeto

O Vereador Mirim foi instituído por meio do Decreto Legislativo nº 5/2017, proposto pela Mesa Diretora da época e aprovado por unanimidade pelos vereadores da atual legislatura. Inicialmente, turmas das sete escolas envolvidas participaram de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares. Em seguida, material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa e da Smed foi trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins. Cada escola teve autonomia para formatar seu processo eleitoral e eleger seus três representantes – dois vereadores e um suplente.

Diplomados durante a sessão ordinária, os vereadores mirins participarão agora de oficinas, nas quais receberão orientações técnicas para a elaboração de projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências. Entregues as proposições, os estudantes se reunirão para um ensaio geral, no qual também serão eleitos os integrantes da Mesa Diretora. São eles que conduzirão a terceira Sessão do Vereador Mirim no dia 29 de outubro, no Plenário Luiz Oswaldo Bender. Todas as matérias apresentadas serão protocoladas oficialmente na semana seguinte. Uma última atividade, marcada para o dia 4 de dezembro, permitirá aos jovens parlamentares acompanhar o andamento de suas proposições.

Veja o cronograma detalhado das atividades.

PDF da Revista do Vereador Mirim - 2ª edição

   

 


PDF da Revista do Vereador Mirim