Câmara concede Prêmio Cientista Júnior a outros três projetos de escolas hamburguenses

por Daniele Silva última modificação 29/11/2022 19h20
29/11/2022 – A Câmara entregou o Prêmio Cientista Júnior a outros três projetos de destaque de escolas hamburguenses na 37° Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). O encontro com estudantes e orientadores premiados ocorreu na manhã desta terça-feira, 29, na sede da Fundação Liberato. O Legislativo custeará parte das despesas, a fim de garantir a presença das pesquisadoras em feiras nacionais.
Câmara concede Prêmio Cientista Júnior a outros três projetos de escolas hamburguenses

Foto: Daniele Souza/CMNH

O presidente Cristiano Coller (PTB) realizou a entrega do troféu às alunas Tamires Chicuta Brito, Kamile Eduarda Ribeiro da Rosa e Fabiane Caroline Bastos da Silva, da Emeb Arnaldo Grin; Krysten Alves Marins, Amanda Manuella Lima Ló e Emanuely de Oliveira, da Emeb Padre Reus; e Nathalia Liesenfeld Araújo, Raquel de Brida Lima e Isabella Carolina Kirsch Velho, da Emeb Presidente Nilo Peçanha. O primeiro dos quatro projetos selecionados já havia recebido o prêmio durante a cerimônia de encerramento da Mostratec Júnior.

Leia mais: - Premiação da Câmara na Mostratec Júnior deve garantir participação de pesquisa hamburguense em feira no Maranhão

Projetos premiados

Classificada para a Mostramazônia, no Macapá (AP), a pesquisa “Os efeitos dos microplásticos” surgiu a partir de uma discussão sobre a grande quantidade de resíduos plásticos descartados, muitas vezes de forma incorreta. Após verificarem os principais problemas causados pelo excesso desse material no ambiente, as estudantes organizaram campanha para utilização de ecocopos, que tem por objetivo a substituição de copos plásticos descartáveis nos eventos que ocorrerem na escola, contribuindo, assim, para a conscientização da comunidade sobre a importância do meio ambiente para manutenção da qualidade de vida. O estudo, realizado na Emeb Nilo Peçanha, localizada no bairro ideal, foi orientado pela professora Elisana Oliveira da Silva.

 

 

Saiba mais sobre o projeto:

 

 

Os horizontes das nossas escolhas após o ensino fundamental: aspectos que influenciam nas escolhas” é o tema do projeto premiado da Emeb Arnaldo Grin, do bairro Santo Afonso. O trabalho consistiu em analisar e entender o que os estudantes têm como objetivos em relação aos estudos e à futura profissão e quais os aspectos que influenciam nas suas escolhas. A pesquisa foi realizada através de entrevista presencial e pessoal com os alunos dos 9°s anos da instituição de ensino. Orientado pelo professor Marcos Alberto Sturmer, aborda também questões de escolaridade familiar e trabalho atual dos alunos, buscando relacionar estes dados com o que os alunos esperam para o futuro próximo e a médio prazo. O projeto representará Novo Hamburgo na Expocitec & Fecijpa, em Toledo (PR).

Saiba mais sobre o projeto:

 

O aumento no número de casos de dengue no Município motivou a pesquisa oriunda da Emeb Padre Reus, também do Santo Afonso. “Tá Calor, Dengue à Vista!” teve como objetivo investigar como o aquecimento global interfere no ampliação de pessoas infectadas com a doença, além de orientar sobre os cuidados que devem ser tomados na prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para isso, foram feitas pesquisas bibliográficas sobre a dengue e aquecimento global, realizadas entrevistas com técnicos do Projeto da Dengue NH/Feevale e com os estudantes da escola, contato com a Metsul Meteorologia e com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para coletar dados sobre o histórico das temperaturas em Novo Hamburgo nas últimas décadas e a verificação de focos de dengue na instituição. A professora Andiara de Paula orientou o estudo classificado para a Fetec-Degraus, que será realizada em Jundiaí (SP).

 Saiba mais sobre o projeto:

Cientista Júnior

Pelo quarto ano consecutivo, a Câmara de Novo Hamburgo integra o rol de instituições que oferecem incentivos educacionais aos melhores estudos apresentados na Mostratec. O Prêmio Cientista Júnior é concedido aos quatro projetos de escolas hamburguenses mais bem classificados segundo a análise da comissão de avaliação da Mostratec Júnior. Além do reconhecimento, financia a participação dos jovens em feiras realizadas em outros estados com passagens, hospedagem ou taxa de inscrição para o evento.

A Mostratec

Considerada a maior feira do gênero na América Latina e uma das maiores do mundo, a 37ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia reuniu nos pavilhões da Fenac estudantes de 21 estados brasileiros, do Distrito Federal e de outros sete países das Américas, Ásia e Europa. Ao todo, foram apresentados 666 projetos, divididos entre 329 na Mostratec (ensino médio e técnico) e 337 na Mostratec Júnior (fundamental com 264 e infantil com 73).